ALTERAÇÕES NAS NRs – NORMAS DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO

Notícias • 01 de Agosto de 2019

ALTERAÇÕES NAS NRs – NORMAS DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO

Foi publicada em 31/07/2019 a portaria 915 da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que alterou dispositivos e deu nova redação a Norma Regulamentadora n.° 01 e revogou a Norma Regulamentadora n.° 02, dentre as alterações trazidas destacamos as que proporcionam mudanças mais impactantes no cotidiano das empresas.

A nova redação da NR 01, dedica tratamento diferenciado ao Micro Empreendedor Individual (MEI), à Microempresa (ME) e à Empresa de Pequeno Porte (EPP), dispensando a necessidade por parte destas empresas da elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), desde que enquadradas nos graus de risco 1 e 2 previstas na Norma Regulamentadora n.° 04 – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

A dispensa de elaboração dos programas não desobriga a empresa da realização dos exames médicos e consequente emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).

Abaixo reproduzimos o teor da norma:

“1.7 Tratamento diferenciado ao Microempreendedor Individual – MEI, à Microempresa – ME e à Empresa de Pequeno Porte – EPP

1.7.1 O MEI, a ME e a EPP, graus de risco 1 e 2, que declararem as informações digitais na forma do subitem 1.5.1 e não possuírem riscos químicos, físicos e biológicos, ficarão dispensados de elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA.

1.7.1.1 As informações digitais de segurança e saúde no trabalho declaradas devem ser divulgadas junto aos trabalhadores.

1.7.2 O MEI, a ME e a EPP, graus de risco 1 e 2, que declararem as informações digitais na forma do subitem 1.5.1 e não possuírem riscos químicos, físicos, biológicos e ergonômicos, ficarão dispensados de elaboração do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO.

1.7.2.1 A dispensa do PCMSO não desobriga a empresa da realização dos exames médicos e emissão do Atestado de Saúde Ocupacional – ASO.

1.7.3 Os graus de riscos 1 e 2 mencionados nos subitens 1.7.1 e 1.7.2 são os previstos na Norma Regulamentadores n.º 04 – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT.”

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias Diagnóstico de médico de empresa não afasta laudo do INSS
15 de Março de 2017

Diagnóstico de médico de empresa não afasta laudo do INSS

O diagnóstico de inaptidão para o trabalho dado por médico da empresa após alta previdenciária não é suficiente para afastar laudo do INSS em...

Leia mais
Notícias Ajudante ganha adicional por ingressar durante poucos minutos em almoxarifado perigoso
16 de Janeiro de 2018

Ajudante ganha adicional por ingressar durante poucos minutos em almoxarifado perigoso

A Klabin S. A. foi condenada pela Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho a pagar adicional de periculosidade a um ajudante geral que...

Leia mais
Notícias JURISPRUDÊNCIAS
20 de Abril de 2023

JURISPRUDÊNCIAS

ADICIONAL DE INSALUBRIDADE – UTILIZAÇÃO DO EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – ADICIONAL INDEVIDO – Na forma prevista no art. 195...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682