ASPECTOS DIVERSOS DA PORTARIA INTERMINISTERIAL QUE DISPÕE SOBRE MEDIDAS DE PREVENÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

Notícias • 06 de Abril de 2022

ASPECTOS DIVERSOS DA PORTARIA INTERMINISTERIAL QUE DISPÕE SOBRE MEDIDAS DE PREVENÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

A edição do Diário Oficial da União do dia 01 de abril de 2022 conteve em sua publicação a Portaria Interministerial nº 17, do Ministério do Trabalho e Previdência e da Saúde, o instrumento altera o Anexo I da Portaria Conjunta nº 20, de 18 de junho de 2020. A Portaria publicada dedica-se em estabelecer “medidas a serem observadas visando à prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da COVID-19 nos ambientes de trabalho (orientações gerais).”

Em um primeiro momento as atenções sobre o instrumento publicado se concentraram na questão relacionada a flexibilização do uso de máscara de proteção facial no ambiente de trabalho, no entanto, o texto normativo apresentou um conjunto de pequenas alterações, dentre elas se destaca alguns tópicos especificamente.

Inicialmente, cumpre destacar que a partir da publicação, não é obrigatório o afastamento das atividades laborais presenciais dos empregados considerados contatantes próximos de casos confirmados de Covid-19 que estejam com vacinação completa, de acordo com o esquema vacinal recomendado pelo Ministério da Saúde. Segundo o PNI (Programa Nacional de Imunização) considera-se completo o ciclo vacinal com a aplicação da primeira e segunda dose.

Além disso, os empregados afastados das atividades laborais presenciais pelo empregador, por 10 dias, em virtude de terem sido considerados casos suspeitos de Covid-19, poderão retornar às suas atividades laborais presenciais antes do período determinado de afastamento quando teste por método molecular (RT-PCR ou RT-LAMP) ou teste de antígeno, realizado a partir do 5º dia, descartar a Covid-19 de acordo com as orientações do protocolo do Ministério da Saúde.

Por derradeiro, o instrumento publicado estabelece que o autoteste, recentemente autorizado pelo Ministério da Saúde, para detecção de antígeno do SARS-CoV-2 tem apenas caráter de triagem e orientação e não pode ser utilizado para fins de afastamento ou de retorno ao trabalho presencial do empregado.

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias Advertência verbal por uso de banheiro gera indenização para trabalhadora em BH
17 de Maio de 2024

Advertência verbal por uso de banheiro gera indenização para trabalhadora em BH

A Justiça do Trabalho mineira determinou o pagamento de indenização de R$ 5 mil à profissional que alegou ter sofrido...

Leia mais
Notícias Indústria farmacêutica é condenada por expor trabalhadora a condições que causaram doença e humilhação
02 de Julho de 2025

Indústria farmacêutica é condenada por expor trabalhadora a condições que causaram doença e humilhação

A Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO) manteve a condenação de uma indústria...

Leia mais
Notícias TST reconhece depressão como doença ocupacional
21 de Março de 2025

TST reconhece depressão como doença ocupacional

Inclusão dos “riscos psicossociais” entre os fatores que podem provocar doenças ocupacionais, de acordo com advogados,...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682