AUTORIZADA A REPACTUAÇÃO DAS CONDIÇÕES ESTIPULADAS NO ACORDO INDIVIDUAL

Notícias • 28 de Abril de 2020

AUTORIZADA A REPACTUAÇÃO DAS CONDIÇÕES ESTIPULADAS NO ACORDO INDIVIDUAL

A Portaria 10.486/2020, editada em 22 de abril de 2020 e publicada na edição do Diário Oficial da União em 24 de abril de 2020, regulamentou normas relativas ao processamento e pagamento do Benefício Emergencial de que trata a Medida Provisória nº 936, de 1º de abril de 2020 e apresentou uma possibilidade não expressa na própria Medida Provisória.

O artigo 10º da Portaria estabelece, mediante o atendimento de algumas exigências, a alteração das condições estipuladas no acordo individual inicialmente firmado.

O empregador, a partir da repactuação entre as partes, tem a responsabilidade do envio das informações em até dois dias corridos a partir do novo pacto. As informações prestadas em um prazo de 10 (dez) dias anteriores ao pagamento previsto para a parcela será processada apenas na parcela subsequente.

A não prestação da informação da alteração das condições pactuadas acarretará na possibilidade de responsabilização pela devolução dos valores pagos pela União ao empregado acordante, assim como, a diferença entre o benefício emergencial pago, e o efetivamente devido por força da mudança de contrato.

Dessa forma, o empregador ao estabelecer a repactuação do acordo firmado para adequar as necessidades das partes, deverá observar as condições impostas pela Portaria para não incorrer em eventuais custos e despesas adicionais que acabariam por gerar um ônus inoportuno para o momento delicado que as relações empresariais, comerciais e trabalhistas estão submetidos pela calamidade imposta pela pandemia.

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias Obrigações Sociais / FEVEREIRO DE  2019
18 de Janeiro de 2019

Obrigações Sociais / FEVEREIRO DE 2019

DIA 06 SALÁRIOS PESSOAS OBRIGADAS: Todos os empregadores, assim definidos pela CLT – Consolidação das Leis do Trabalho. FATO GERADOR: O trabalho...

Leia mais
Notícias Medidas de proteção e segurança coletiva
30 de Setembro de 2015

Medidas de proteção e segurança coletiva

Questão latente no âmbito dos Direitos do Trabalho e Previ­denciário é a necessidade de serem adotadas medidas de segu­rança coletiva e de...

Leia mais
Notícias Juiz afasta responsabilidade de empresa por furto no alojamento dos empregados
05 de Dezembro de 2018

Juiz afasta responsabilidade de empresa por furto no alojamento dos empregados

O juiz Ronaldo Antônio Messeder Filho, titular da 2ª Vara do Trabalho de João Monlevade-MG, rejeitou as indenizações por danos materiais e morais...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682