Delegado sindical não tem direito a estabilidade provisória

Notícias • 23 de Outubro de 2025

Delegado sindical não tem direito a estabilidade provisória

O Tribunal Superior do Trabalho tem consolidado a sua jurisprudência com a fixação de inúmeros Temas sobre os quais não há divergência entre os órgãos julgadores que compõe o Tribunal. Recentemente o Tribunal Pleno da Corte consolidou e reafirmou diversos entendimentos já pacificados, que se somam aqueles já consolidados anteriormente, que deverão ser adotados em todas as instâncias da Justiça do Trabalho em casos análogos, que podem impactar o dia a dia da empresa.

Dentre elas destaca-se o Tema 237 que dispõe:

Tema 237 - ESTABILIDADE PROVISÓRIA. DELEGADO SINDICAL. INAPLICÁVEL. O delegado sindical não é beneficiário da estabilidade provisória prevista no art. 8º, VIII, da Constituição da República de 1988, a qual é dirigida, exclusivamente, àqueles que exerçam ou ocupem cargos de direção nos sindicatos, submetidos a processo eletivo. (Reafirmação da OJ nº 369 da SBDI-1 do TST)

RR - 0001312-16.2023.5.09.0006

A tese jurídica firmada estipula que a estabilidade decorrente de mandato classista profissional não se aplica ao delegado sindical.

Inicialmente, é importante esclarecer que o delegado sindical é um empregado eleito para representar o sindicato em seu local de trabalho, atuando na relação entre a direção da entidade classista profissional e os seus representados vinculados àquele empregador.

O entendimento expresso pela tese jurídica firmada é de que a estabilidade provisória é destinada àqueles que exerçam ou ocupem cargos de direção mediante o sufrágio da categoria profissional.

Por derradeiro, cumpre destacar que a estabilidade está vinculada ao cargo. Ocorrendo o desligamento  antes do encerramento do mandato, estando desvinculado do cargo diretivo, resta igualmente afastada a estabilidade provisória. A estabilidade após o encerramento do mandato somente alcança àqueles que estiverem ocupando tal condição no encerramento do mandato.

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias Meu INSS – Vídeo mostra como enviar atestado médico pelo Meu INSS
14 de Maio de 2020

Meu INSS – Vídeo mostra como enviar atestado médico pelo Meu INSS

Desde abril, é possível enviar o atestado médico pelo computador ou aplicativo para antecipação do benefício Já é possível enviar o atestado médico...

Leia mais
Notícias Ter sócios em comum, por si só, não caracteriza grupo econômico, diz TST
17 de Janeiro de 2019

Ter sócios em comum, por si só, não caracteriza grupo econômico, diz TST

A mera existência de sócios em comum e de relação de coordenação entre as empresas não é suficiente para a caracterização de grupo econômico. Com...

Leia mais
Notícias Empresa pagará indenização por dispensar mulher grávida durante processo seletivo
19 de Novembro de 2024

Empresa pagará indenização por dispensar mulher grávida durante processo seletivo

A 4ª Vara do Trabalho de Mossoró condenou a AEC Centro de Contatos S/A a pagar danos morais à trabalhadora que foi dispensada...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682