Fornecedora de refeições vence disputa

Notícias • 22 de Junho de 2021

Fornecedora de refeições vence disputa

Para juiz, preenchimento da cota deve considerar o número de trabalhadores em cada estabelecimento


Uma empresa conseguiu anular um auto de infração por não cumprimento da cota de aprendizes com uma fundamentação pouco usada no Judiciário. O juiz Flavio Bretas Soares, da 28ª Vara do Trabalho de São Paulo, acatou a tese de que o preenchimento da cota deve considerar o número de trabalhadores em cada estabelecimento e não o total de empregados contratados pela empresa.

A decisão beneficia uma grande fornecedora de refeições para escolas e universidades no Estado de São Paulo. A empresa atua em cerca de 180 estabelecimentos. Na sentença, foi determinada a restituição da multa paga, no valor de R$ 2 mil (processo nº 1000161-29.2020.5.02.0028).

A empresa alegou que, com base na lei, a cota deve ser cumprida apenas em estabelecimentos com mais de sete funcionários e não se poderia considerar o número total de empregados. Na quase totalidade de estabelecimentos atendidos, a fornecedoras de refeições atua com menos de sete empregados.

“Considerando que o artigo 429 da CLT prevê que a análise do atendimento da cota de aprendizagem seja realizada em cada estabelecimento empresarial, conclui-se pela ilegalidade na autuação”, afirma o juiz na decisão.

Segundo o advogado da empresa, Luiz Eduardo Amaral de Mendonça, do FAS Advogados, o precedente é relevante para milhares de prestadores de serviços. “É praticamente impossível uma empresa conseguir cumprir a nobre função de treinar aprendizes à distância e dentro das dependências do cliente”, diz.

Procurada pelo Valor, a Advocacia Geral da União não deu retorno até o fechamento da edição.

Fonte: VALOR ECONÔMICO

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias Redução salarial em virtude de mudança de função – Impossibilidade
28 de Abril de 2017

Redução salarial em virtude de mudança de função – Impossibilidade

A Constituição Federal, em seu art. 7º, inciso VI, estabelece ser direito dos trabalhadores, além de outros que visem à melhoria de sua condição...

Leia mais
Notícias INSS deve reconhecer tempo de serviço rural na infância
06 de Novembro de 2019

INSS deve reconhecer tempo de serviço rural na infância

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) determinou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) conceda aposentadoria a um cortador de...

Leia mais
Notícias Contribuição Previdenciária sobre o 13º salário para empresas desoneradas a partir de 1º de setembro de 2018
11 de Dezembro de 2018

Contribuição Previdenciária sobre o 13º salário para empresas desoneradas a partir de 1º de setembro de 2018

Muito tem se questionado a respeito do cálculo da contribuição previdenciária sobre o 13º salário de 2018 para as empresas que deixaram de ser...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682