PORTARIA 10.486 ESTIPULA PARÂMETROS PARA BASE DE CÁLCULO DO BENEFICIO EMERGENCIAL DO EMPREGADO COM REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO.

Notícias • 28 de Abril de 2020

PORTARIA 10.486 ESTIPULA PARÂMETROS PARA BASE DE CÁLCULO DO BENEFICIO EMERGENCIAL DO EMPREGADO COM REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO.

A Portaria 10.486/2020 editada em 22 de abril de 2020 e publicada na edição do Diário Oficial da União em 24 de abril de 2020 regulamentou normas relativas ao processamento e pagamento do Benefício Emergencial de que trata a Medida Provisória nº 936, de 1º de abril de 2020.

Dentre as normativas apresentadas, mais especificamente no art. 5º, está a definição dos parâmetros para formulação da base de cálculo das médias salarias do empregado. A partir da definição das médias salariais será possível estabelecer o enquadramento do empregado nas faixas de seguro-desemprego ao qual este faria jus, e sobre esta faixa será aplicado o percentual de redução da jornada de trabalho e consequente redução salarial.

Esse aspecto, que para muitos passou desapercebido, precisa estar claro para as partes no momento da celebração do acordo individual. O Benefício Emergencial instituído como mecanismo governamental pela MP 936 com o intuito de compensar as perdas salarias do empregado pela redução da carga horária e auxiliar a economia com a manutenção de empregos diante da redução da demanda e do arrefecimento da atividade empresarial e comercial não integralizará o salário percebido pelo empregado em condições contratuais normais. Trata-se de um auxílio, emergencial, transitório, para suplantar a grave crise surgida a partir da decretação do status de pandemia e calamidade pública nacional .

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias 6ª Turma reconhece que trabalhador despedido após aposentadoria sofreu discriminação por idade
16 de Fevereiro de 2024

6ª Turma reconhece que trabalhador despedido após aposentadoria sofreu discriminação por idade

A 6ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) confirmou que é devido o pagamento de...

Leia mais
Notícias Valores inferiores a 40 salários mínimos em conta corrente ou aplicação não podem ser penhorados
17 de Novembro de 2015

Valores inferiores a 40 salários mínimos em conta corrente ou aplicação não podem ser penhorados

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) manteve liminar que determinou o desbloqueio de valores penhorados da conta corrente de um...

Leia mais
Notícias Motorista de transporte escolar deve fazer exame toxicológico, diz TRF-5
10 de Outubro de 2017

Motorista de transporte escolar deve fazer exame toxicológico, diz TRF-5

A exigência do exame toxicológico na obtenção e renovação da carteira de habilitação de motoristas profissionais deve ser aplicada sem exceção....

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682