Recolhimento do FGTS

Notícias • 24 de Maio de 2024

Recolhimento do FGTS

Caixa dispõe sobre suspensão do recolhimento do FGTS para os Municípios do RS alcançados pelo estado de calamidade

A CAIXA - Caixa Econômica Federal publicou no Diário Oficial de hoje, 24-5, a Circular 1.057, de 22-5-2024, que divulga orientação acerca da suspensão temporária da exigibilidade do recolhimento do FGTS - Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, referente às competências de abril/2024 a julho/2024, para os empregadores situados nos municípios do Estado do Rio Grande do Sul, alcançados por estado de calamidade . 

Foi estabelecido, dentre outros,  que fazem uso dessa prerrogativa todos os empregadores, inclusive o empregador doméstico, independentemente de adesão prévia. Para o uso da prerrogativa de suspensão da exigibilidade do recolhimento do FGTS, o empregador deverá observar as orientações contidas nos manuais de orientação disponíveis no portal eSocial, no item e subitens que tratam da emissão de guia, destacando-se que deve ser obrigatoriamente emitida a  guia de recolhimento do FGTS Digital , para quitação das parcelas. 

Os empregadores domésticos, o microempreendedor individual e o segurado especial, usuários do eSocial adotam as orientações contidas nos manuais de orientação disponíveis no portal eSocial, no item e subitens que tratam da emissão de guia, destacando-se que deve ser obrigatoriamente emitida a guia de recolhimento DAE - Documento de Arrecadação do eSocial. 

Para o uso da prerrogativa de suspensão da exigibilidade do recolhimento do FGTS, os empregadores permanecem obrigados a declarar as informações das competências contempladas, até 20-8-2024. As informações prestadas, pelo empregador, constituem declaração e reconhecimento dos créditos delas decorrentes, caracterizam confissão de débito e constituem instrumento hábil e suficiente para a cobrança do crédito de FGTS. 

Os depósitos referentes às competências suspensas serão realizados em até 4  parcelas a partir da competência de outubro/2024, na data prevista para o recolhimento mensal devido.

Para os empregadores que suspenderam os recolhimentos de FGTS conforme Portaria 3.553 MTE, de 23-10-2023, fica prorrogada a quitação das demais parcelas, vincendas a partir de maio/2024, para vencimento a partir de novembro/2024, observado o prazo já contratado. 

Os procedimentos operacionais para recolhimento e parcelamento serão detalhados conforme orientações constantes do Manual de Orientações - Recolhimentos Mensais e Rescisórios ao FGTS e das Contribuições Sociais, do Manual de Orientações - Regularidade do Empregador e da Cartilha Empregador e alterações que conterá detalhamento e relação de Municípios alcançados, estando disponíveis para consulta do site www.caixa.gov.br, opção Downloads, tópico FGTS Cartilhas e Manuais Operacionais.

Fonte: COAD

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias Indústria química deve pagar plano de saúde a empregado aposentado com leucemia
12 de Março de 2024

Indústria química deve pagar plano de saúde a empregado aposentado com leucemia

TST concedeu mandado de segurança a um químico da Braskem, que alega ter ficado doente por trabalhar exposto a benzeno. A...

Leia mais
Notícias Alíquota do SAT varia para filiais com CNJPs e graus de risco diferentes
07 de Julho de 2016

Alíquota do SAT varia para filiais com CNJPs e graus de risco diferentes

A 8ª Turma do TRF da 1ª Região decidiu que a alíquota a ser considerada para recolhimento da contribuição para o Seguro de Acidentes do Trabalho...

Leia mais
Notícias Plano de saúde não pode ser suprimido de contrato de trabalho em vigor, ainda que este esteja suspenso
19 de Março de 2018

Plano de saúde não pode ser suprimido de contrato de trabalho em vigor, ainda que este esteja suspenso

Na primeira instância do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª região (TRT-PE), o juízo da 3ª Vara do Trabalho de Jaboatão dos Guararapes determinou,...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682