A diferença entre o nexo causal e concausal

Notícias • 28 de Maio de 2025

A diferença entre o nexo causal e concausal

Dúvida recorrente no âmbito das relações derivadas do contrato de trabalho estão relacionadas a conclusão de perícia médica, tanto na esfera administrativa quanto no contexto judicial em circunstâncias onde o centro da discussão é sobre acidente de trabalho e se há a ocorrência de nexo causal ou concausal.

Inicialmente é importante estabelecera definição de cada um dos nexos:

  • O nexo causal, ou relação de causalidade, é a conexão que víncula a ação, ou a omissão de um agente ao resultado que esta produziu. Em suma, é a relação entre causa e efeito, comprovando que uma determinada conduta foi responsável por um resultado específico. A relação é direta.

  • Exemplo: O empregado sofre uma queda em virtude da existência de um buraco não sinalizado no ambiente de trabalho, o nexo causal é que o buraco causou a queda, não existisse não haveria a ocorrência do sinistro.

  • O nexo concausal, ocorre quando o desempenho das atividades laborais, somado a outros fatores como predisposição genética, estilo de vida, doenças preexistentes ou outras causas externa, contribui para o acometimento e/ou desenvolvimento de determinada patologia, em suma, contribuiu para o surgimento ou agravamento da doença. A relação é indireta.

  • Exemplo: O empregado esta acometido por uma hérnia de disco, previamente existente, contudo, o desempenho de suas atividades laborais exige esforço para o levantamento de peso excessivo, agravando a lesão.

O entendimento desses dois conceitos é fundamental para os profissionais da área de Recursos Humanos, Saúde Ocupacional e de Segurança do Trabalho, incumbidas das análises de acidentes de trabalho e perícias técnicas.

César Romeu Nazario 

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias Culpa exclusiva da vítima é reconhecida em caso de trabalhador que sofreu acidente fatal ao dirigir a 160km/h
28 de Março de 2025

Culpa exclusiva da vítima é reconhecida em caso de trabalhador que sofreu acidente fatal ao dirigir a 160km/h

A 6ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) reconheceu a culpa exclusiva de um coordenador de vendas no...

Leia mais
Notícias CNI e CNT contra-atacarão juízes que não aplicarem reforma trabalhista
23 de Outubro de 2017

CNI e CNT contra-atacarão juízes que não aplicarem reforma trabalhista

As confederações de empresas da indústria e dos transportes se preparam para se defender dos juízes que não pretendem aplicar a reforma...

Leia mais
Notícias Zelador com doença na coluna despedido dois meses após voltar de licença médica deve ser indenizado
02 de Setembro de 2021

Zelador com doença na coluna despedido dois meses após voltar de licença médica deve ser indenizado

“Resulta demonstrado que o ato de despedida imotivada do reclamante, cujo contrato de trabalho já perdurava por mais de 17 anos, decorreu do...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682