A homologação da rescisão contratual na Reforma Trabalhista e as previsões em Convenção Coletiva de Trabalho

Notícias • 19 de Outubro de 2018

A homologação da rescisão contratual na Reforma Trabalhista e as previsões em Convenção Coletiva de Trabalho

A regra adotada até a publicação da Lei 13.467/2017 (reforma trabalhista), era a obrigatoriedade da formalização e homologação das rescisões dos contratos de trabalho nos respectivos sindicatos, conforme dispunha o artigo 477 da CLT, nos seguinte termos:

 

– Para os contratos de trabalho com menos de 1 (um) ano de vigência, não se exigia a homologação da rescisão de contrato junto ao sindicato da sua categoria profissional;

– Para os contratos com mais de 1 (um) ano, existia a obrigatoriedade de proceder a homologação da rescisão junto ao sindicato ou Ministério do Trabalho e da Previdência Social (na ausência de unidade representativa do sindicato no município).

 

Contudo, a partir da vigência da Lei 13.467/2017, houve alteração dessa norma. A partir da reforma, empresa e funcionário, em regra, estão dispensados da obrigatoriedade de homologação da rescisão, independentemente do prazo da relação contratual, podendo ser realizada a formalização da dispensa dentro do estabelecimento do empregador.

Ressalta-se, porém, que a partir da mudança da legislação trabalhista quanto à homologação, algumas convenções coletivas passaram a estabelecer tal previsão nos instrumentos coletivos. Assim, mesmo com a revogação do dispositivo legal obrigando a homologação, os contratos que se sujeitam às convenções com essa previsão deverão ser homologados quando houver a rescisão de contrato, nos termos em que estabelecido na convenção.

Contudo, há uma exceção à regra das hipóteses em que prevista a homologação nas convenções coletivas. Alguns instrumentos tem exigido o pagamento de contribuições associativas, tanto da empresa, quanto do empregado, para a realização da homologação. Nesse sentido, a CLT foi clara ao vedar, no Art. 611-B, inciso XXVI, a imposição de cobranças associativas sem a expressa e prévia anuência dos empregados.

Desse modo, o entendimento é de que tal cláusula, que vincule a homologação do contrato de trabalho ao pagamento associativa, mostra-se nula, pois incorre na ilegalidade prevista na CLT quanto às contribuições associativas, ainda que indiretamente.

Conclui-se, em resumo, que a regra passou a ser a dispensa da homologação rescisória. A exceção à regra, assim, é a previsão na convenção coletiva que obrigue homologar. Por fim, caso a convenção, ainda que indiretamente, preveja a obrigatoriedade de pagamento associativo para que seja realizado o procedimento de homologação, entende-se nula essa cláusula, retornando-se à regra da não homologação da rescisão do contrato, conforme disposto em lei.

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias TST determina penhora sobre faturamento de empresa para execução de dívida
21 de Fevereiro de 2019

TST determina penhora sobre faturamento de empresa para execução de dívida

O percentual fixado foi de 10%, a fim de não inviabilizar a atividade empresarial. A Subseção II Especializada em Dissídios Individuais (SDI-2) do...

Leia mais
Notícias Justiça garante prorrogação de salário maternidade
02 de Julho de 2021

Justiça garante prorrogação de salário maternidade

Publicado em 02.07.2021 O Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF4) decidiu, nesta semana (29/6), prorrogar o salário maternidade de segurada...

Leia mais
Notícias TRF4 – Segurada que recebe aposentadoria não tem direito a benefício emergencial
15 de Abril de 2020

TRF4 – Segurada que recebe aposentadoria não tem direito a benefício emergencial

Com o entendimento de que o texto da Medida Provisória 936/2020 proíbe a concessão do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda ao...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682