A importância da análise ergonômica do trabalho nas relações derivadas do contrato de trabalho

Notícias • 14 de Outubro de 2025

A importância da análise ergonômica do trabalho nas relações derivadas do contrato de trabalho

Questão recorrente nas relações derivadas do contrato de trabalho está relacionada a aplicação da NR-17, que estabelece diretrizes de ergonomia no contrato de trabalho para adaptar as condições do ambiente de trabalho às características psicofisiológicas do conjunto dos empregados. Incumbe ao empregador a responsabilidade por assegurar o conforto, a segurança e a saúde, o que inclui a análise ergonômica do trabalho (AET), mobiliário adequado, condições ambientais apropriadas e organização da jornada e das pausas. O instrumento normativo tem como objetivo prevenir a ocorrência de lesões, desgaste físico e aumentar a eficiência e o desempenho.

A aplicação adequada das normas relativas a saúde e segurança no trabalho apresenta um relevante conjunto de benefícios e vantagens tanto para os empregados quanto ao empregador, dentre elas, podemos destacar algumas.

 O propósito, através da aplicação adequada do instrumento normativo em relação a ergonomia, é evitar a ocorrência de lesões por esforço repetitivo e outros problemas relacionados à postura, como dores nas costas, pescoço e ombros. Ajustando o mobiliário e o ambiente há uma minimização dos riscos físicos.

Uma aplicação ergonômica adequada proporciona igualmente um ambiente de trabalho com maior conforto, propiciando bem estar físico e mental do conjunto dos empregados, reduzindo o absenteísmo e afastamentos, e proporcionando uma melhor qualidade de vida no trabalho.

A ergonomia promove a inclusão de pessoas com deficiências ou limitações físicas, adaptando o ambiente para que todos possam desempenhar suas atividades de forma segura e eficiente.

Por derradeiro, se destaca que o cumprimento das normas de saúde e segurança proporcionam a conformidade lega, evitando assim sanções administrativas e constituição de passivo trabalhista.

César Romeu Nazario 

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias Justiça do Trabalho tem nova tabela de atualização monetária de débitos trabalhistas
02 de Setembro de 2015

Justiça do Trabalho tem nova tabela de atualização monetária de débitos trabalhistas

Desde segunda-feira (31), está disponível para consulta no portal do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) na internet a nova tabela de...

Leia mais
Notícias PUBLICADA PORTARIA INTERMINISTERIAL QUE DIVULGA A TABELA DO INSS PARA APLICAÇÃO EM 2023
12 de Janeiro de 2023

PUBLICADA PORTARIA INTERMINISTERIAL QUE DIVULGA A TABELA DO INSS PARA APLICAÇÃO EM 2023

A edição do Diário Oficial da União do dia 11 de janeiro de 2023, conteve em sua publicação, a Portaria Interministerial MPS/MF n° 26/2023 do...

Leia mais
Notícias Justiça do Trabalho mantém justa causa de empregado absolvido na esfera criminal
05 de Julho de 2021

Justiça do Trabalho mantém justa causa de empregado absolvido na esfera criminal

Absolvição em ação criminal não interfere na justa causa aplicada. O fato de o empregado ser absolvido em ação criminal não interfere na justa causa...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682