A obrigação do registro do empregado incumbe ao empregador

Notícias • 15 de Dezembro de 2025

A obrigação do registro do empregado incumbe ao empregador

Questionamento recorrente no desenvolvimento do cotidiano das relações derivadas do contrato de trabalho decorre da circunstância onde o empregado solicita que não seja registrado o vínculo empregatício na Carteira de Trabalho e Previdência Social, para que o mesmo tenha condições de perceber benefícios do Estado, como auxílio-doença, seguro-desemprego ou bolsa família.

O entendimento pacífico do judiciário trabalhista é de que a obrigação da efetivação do registro de emprego na Carteira de Trabalho e Previdência Social incumbe ao empregador, e, além disso, torna-se cúmplice de uma fraude que impõe prejuízo aos cofres públicos, além de se beneficiar pela ausência de necessidade do recolhimento dos encargos sociais.

Transcreve-se jurisprudência acerca da temática:

FALTA DE REGISTRO NA CTPS DURANTE O RECEBIMENTO DO SEGURO - DESEMPREGO PELO EMPREGADO. A negativa do empregado em fornecer a CTPS ao empregador para o devido registro não pode ser usada como desculpa para a falta de atendimento aos preceitos legais. Mormente quando amparada em eventual recebimento do seguro-desemprego pelo obreiro, o que torna o empregador cúmplice de fraude contra o Fundo de Amparo ao Trabalhador, porque, se o empregador não exige a documentação necessária à contratação do obreiro, sob pena de que esta seja inviabilizada, está, a bem da verdade, beneficiando-se com a economia decorrente da falta de recolhimento dos encargos sociais, não podendo, agora, defender-se com este velho jargão. (TRT-3 - RO: 1817596 18175/96, Relator.: Deoclecia Amorelli Dias, Quarta Turma, Data de Publicação: 07/06/1997,06/06/1997 . DJMG. Boletim: Sim.)

Dessa forma, incumbe ao empregador não acolher eventual pedido nesse sentido, efetuando o registro na forma determinada pela legislação vigente, sob pena de ser autuado administrativamente pela auditoria fiscal do trabalho, além da constituição de passivo trabalhista.

César Romeu Nazario 

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias Reversão da justa causa, por si só, não enseja a condenação por dano moral
26 de Agosto de 2016

Reversão da justa causa, por si só, não enseja a condenação por dano moral

DANO MORAL – REVERSÃO DE JUSTA CAUSA – INEXISTÊNCIA DE OFENSA À HONRA OU À IMAGEM DO TRABALHADOR – VERBA INDEVIDA A reversão da justa causa, por si...

Leia mais
Notícias Decisões
06 de Maio de 2016

Decisões

JT considera legal a cumulação de adicionais de insalubridade e periculosidade ADICIONAL DE INSALUBRIDADE – CUMULAÇÃO COM ADICIONAL DE...

Leia mais
Notícias Empresa que se omitiu diante de assédio no ambiente de trabalho deve indenizar empregada
10 de Julho de 2025

Empresa que se omitiu diante de assédio no ambiente de trabalho deve indenizar empregada

A 17ª Turma do TRT da 2ª Região manteve indenização por danos morais a empregada vítima de violência...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682