AMPLIADO O PRAZO DO PAGAMENTO DO AUXÍLIO DOENÇA ATRAVÉS DE PERÍCIA INDIRETA.

Notícias • 27 de Agosto de 2020

AMPLIADO O PRAZO DO PAGAMENTO DO AUXÍLIO DOENÇA ATRAVÉS DE PERÍCIA INDIRETA.

A edição do Diário Oficial da União do dia 24 de Agosto de 2.020 conteve em sua publicação a Portaria Conjunta nº 47 de 21 de agosto de 2.020. O instrumento normativo disciplina a operacionalização pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), da antecipação de um salário-mínimo mensal ao requerente do auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença).

O prazo de pagamento do auxílio-doença foi ampliado pelo INSS. O limite que anteriormente estava estipulado em 30 dias para que os segurados acessem ao benefício sem que sejam submetidos a perícia médica presencial foi ampliado para 60 dias.

O benefício do auxílio-doença sem a realização de perícia médica é pago ao segurado com o valor de um salário-mínimo durante o período de pandemia do novo coronavírus onde não há atendimento presencial nas unidades do INSS. De acordo com a nova regulamentação, o valor será pago pelo “período definido no atestado médico, limitado a 60 dias”.

A medida vigente abrange qualquer patologia, desde que legitimada através de atestado médico valido e terá aplicação durante o período em que as agências do INSS não oferecerem atendimento público presencial.

Os segurados que têm direito ao auxílio-doença em valor superior a um salário-mínimo receberão as diferenças do benefício após a realização da perícia médica presencial. O procedimento que está sendo realizado durante o período de pandemia é considerado uma perícia indireta, em que o médico perito analisa a validade do atestado e o tempo de afastamento previsto para a patologia que acomete o segurado.

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias Construtoras são condenadas por contratar prestadoras com capital social inferior ao exigido em lei
09 de Maio de 2022

Construtoras são condenadas por contratar prestadoras com capital social inferior ao exigido em lei

A compatibilidade entre o capital social e o número de empregados visa garantir o cumprimento das obrigações trabalhistas A  Sexta Turma do...

Leia mais
Notícias Deficientes físicos – Empresa é condenada a reintegrar e indenizar pessoa com deficiência
23 de Março de 2022

Deficientes físicos – Empresa é condenada a reintegrar e indenizar pessoa com deficiência

A 6ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) negou provimento ao recurso ordinário interposto pela F.G.R. Silva Buffet e...

Leia mais
Notícias Plano de saúde não pode ser cancelado no caso de aposentadoria por invalidez
21 de Setembro de 2018

Plano de saúde não pode ser cancelado no caso de aposentadoria por invalidez

É indevido o cancelamento do plano de saúde do empregado em caso de suspensão do contrato de trabalho em razão da aposentadoria por invalidez. A...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682