Contribuição previdenciária sobre bônus/abono em parcela única

Notícias • 17 de Abril de 2019

Contribuição previdenciária sobre bônus/abono em parcela única

Segundo tese firmada pela 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, em 12/03/2019, não incide contribuição previdenciária sobre bônus previsto em convenção coletiva, ou ainda abono pecuniário pago ao funcionário, se eles forem pagos em parcela única e sem habitualidade.

Conforme citou o relator, Ministro Benedito Gonçalves, em jurisprudência trazida ao acórdão, “a jurisprudência de ambas as Turmas desta Corte é firme no sentido de que o abono recebido em parcela única (sem habitualidade), previsto em convenção coletiva de trabalho, não integra a base de cálculo do salário contribuição”.

Ainda de acordo com o entendimento vencedor no julgado, a jurisprudência, o abono único não deve integrar o salário e, por isso, entrar na base de cálculo da contribuição previdenciária dos trabalhadores. A não ser que seja pago com habitualidade.

Outro argumento levantado foi a Cláusula da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria de trabalho, na qual há previsão de parcela única. Nos termos da Convenção Coletiva, “Para os empregados ativos ou que estivessem afastados por doença, acidente do trabalho e licença-maternidade em 31.8.2002, será concedido um abono único na vigência da Convenção”.

Desse modo, o pagamento de abono único previsto em convenção coletiva não se enquadra como verba habitual e, portanto, não há incidência da contribuição previdenciária vinculada às verbas ordinárias salariais.

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias Termina em dezembro prazo para adesão ao programa de proteção ao emprego
14 de Dezembro de 2016

Termina em dezembro prazo para adesão ao programa de proteção ao emprego

Por Gláucia Soares Massoni Para tentar preservar empregos e favorecer a recuperação econômica das empresas, o governo federal criou o Programa de...

Leia mais
Notícias Declaração de comparecimento a posto de saúde não justifica falta ao trabalho
20 de Fevereiro de 2017

Declaração de comparecimento a posto de saúde não justifica falta ao trabalho

A declaração de comparecimento aos serviços médicos, por si só, não é instrumento válido para justificar a falta do dia integral de serviço. O...

Leia mais
Notícias Hering é condenada por responsabilidade subsidiária em contrato de facção
27 de Fevereiro de 2020

Hering é condenada por responsabilidade subsidiária em contrato de facção

Publicado em 27.02.2020 A Terceira Turma de julgamento do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) manteve sentença de primeiro grau que...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682