Decisão reconhece validade de laudo pericial emitido por profissional de fisioterapia

Notícias • 26 de Agosto de 2025

Decisão reconhece validade de laudo pericial emitido por profissional de fisioterapia

O Tribunal Superior do Trabalho proferiu decisão, através do colegiado da Terceira Turma da Corte, indeferindo a pretensão recursal de empregadora  que almejava o afastamento de validade de laudo pericial emitido por fisioterapeuta para comprovação do acometimento de doença ocupacional pela empregada reclamante. A decisão proferida pelo colegiado está em conformidade com a jurisprudência consolidada da Corte que acolhe a atuação de fisioterapeuta como perito judicial, desde que comprovada a qualificação técnica do profissional designado.

A reclamação tinha como objeto a ocorrência de acidente  de trabalho ao fraturar o pé, ao pisar no ralo do banheiro que estava tapado com um pedação de papelão. Em suas razões, a reclamante manifestou que já apresentava sintomas de doenças ocupacionais vinculadas ao desempenho das suas funções, por se converterem em repetitivas e com postura inadequada.

A empregadora reclamada manifestou inconformidade em relação a nomeação de profissional de fisioterapia, inferindo que apenas profissionais médicos estariam revestidos de capacidade para a análise e diagnóstico em relação a patologias. Subsidiariamente, reconheceu que o profissional de fisioterapia pudesse analisar fatores ergonômicos e eventual nexo causal,  sendo o diagnóstico em relação ao acometimento pela patologia careceria de laudo médico.

A decisão do magistrado de primeiro grau, assim como da Corte regional, reconheceram a competência técnica da profissional nomeada, com ênfase em sua formação e vasta titulação, além do fundamentado e qualificado material produzido para o deslinde da demanda.

Nesse contexto, a decisão da Corte Superior apenas ratificou as decisões anteriores, de forma unânime, condenando a empregadora  ao pagamento de reparação por danos morais e pensionamento mensal até os 70 anos de idade.

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias Demissão durante greve só é permitida em caso de falta grave
08 de Maio de 2017

Demissão durante greve só é permitida em caso de falta grave

Salvo nos casos de falta grave, não é possível o empregador rescindir o contrato ao longo de greve, ainda que não se trate de trabalhador...

Leia mais
Notícias TRABALHO TEMPORÁRIO – NOVO REGULAMENTO
15 de Outubro de 2019

TRABALHO TEMPORÁRIO – NOVO REGULAMENTO

Foi publicado no Diário Oficial  de 15-10- 2019, o Decreto 10.060 de 14-10-2019, que regulamenta a Lei 6.019, de 3-1-74, que dispõe sobre o trabalho...

Leia mais
Notícias JURISPRUDÊNCIA
28 de Outubro de 2024

JURISPRUDÊNCIA

HORAS EXTRAS. INVALIDAÇÃO DOS CARTÕES-PONTO. A presunção de veracidade das anotações dos...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682