Discriminação pelo afastamento – TRT-2 ordena reintegração de empregada dispensada por quadro de depressão

Notícias • 14 de Setembro de 2022

Discriminação pelo afastamento – TRT-2 ordena reintegração de empregada dispensada por quadro de depressão

Por considerar a dispensa discriminatória, a 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região determinou a reintegração de uma operadora de caixa que se afastou das suas atividades por dois períodos próximos devido a um transtorno depressivo.

Mulher foi afastada com atestado médico por dois períodos próximos

A empregadora, que atua no ramo de transporte turístico, ainda foi condenada a pagar salários e outras verbas relativas ao período de afastamento, além de indenização de R$ 8 mil por danos morais.

A empregada se afastou do trabalho com atestado médico por oito dias, e mais tarde por duas semanas. Ela foi dispensada no dia seguinte ao seu retorno.

Conforme o laudo médico pericial, o trabalho e a dispensa agravaram o quadro de depressão da profissional. A mulher havia apresentado incapacidade temporária para o exercício de suas atividades, com indicação de internação para tratamento psicoterápico e por meio de medicamentos. Ela ainda apresentava ideação suicida.

Uma testemunha afirmou nunca ter visto a autora usufruindo férias e feriados. A partir disso, a desembargadora-relatora, Sonia Maria Forster do Amaral, concluiu que a trabalhadora era submetida a extensas jornadas de trabalho.

Em sua defesa, a empregadora alegou não saber do diagnóstico depressivo da profissional. A dispensa teria sido motivada pela necessidade de redução do seu quadro de funcionários. No entanto, a preposta da empresa confessou ter conhecimento da doença e afirmou ter contratado duas pessoas para substituí-la. Com informações da assessoria de imprensa do TRT-2.

FONTE: TRT-2

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias Gestantes afastadas do local de trabalho receberão adicional
10 de Junho de 2021

Gestantes afastadas do local de trabalho receberão adicional

É a primeira sentença que se tem notícia após o governo editar, em maio, lei que determina o afastamento por causa da pandemia A Justiça do...

Leia mais
Notícias INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL. DESPEDIDA DISCRIMINATÓRIA.
19 de Julho de 2017

INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL. DESPEDIDA DISCRIMINATÓRIA.

Considera-se discriminatória a despedida sem justa causa da reclamante no caso concreto, considerando que possuía expressivo tempo de serviço na...

Leia mais
Notícias A decisão do ministro do STF sobre a MP do governo que permite que as empresas reduzam a jornada e o salário dos funcionários.
07 de Abril de 2020

A decisão do ministro do STF sobre a MP do governo que permite que as empresas reduzam a jornada e o salário dos funcionários.

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu na última segunda-feira, dia 6/4, que os acordos de redução de salário e...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682