Discriminação pelo afastamento – TRT-2 ordena reintegração de empregada dispensada por quadro de depressão

Notícias • 14 de Setembro de 2022

Discriminação pelo afastamento – TRT-2 ordena reintegração de empregada dispensada por quadro de depressão

Por considerar a dispensa discriminatória, a 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região determinou a reintegração de uma operadora de caixa que se afastou das suas atividades por dois períodos próximos devido a um transtorno depressivo.

Mulher foi afastada com atestado médico por dois períodos próximos

A empregadora, que atua no ramo de transporte turístico, ainda foi condenada a pagar salários e outras verbas relativas ao período de afastamento, além de indenização de R$ 8 mil por danos morais.

A empregada se afastou do trabalho com atestado médico por oito dias, e mais tarde por duas semanas. Ela foi dispensada no dia seguinte ao seu retorno.

Conforme o laudo médico pericial, o trabalho e a dispensa agravaram o quadro de depressão da profissional. A mulher havia apresentado incapacidade temporária para o exercício de suas atividades, com indicação de internação para tratamento psicoterápico e por meio de medicamentos. Ela ainda apresentava ideação suicida.

Uma testemunha afirmou nunca ter visto a autora usufruindo férias e feriados. A partir disso, a desembargadora-relatora, Sonia Maria Forster do Amaral, concluiu que a trabalhadora era submetida a extensas jornadas de trabalho.

Em sua defesa, a empregadora alegou não saber do diagnóstico depressivo da profissional. A dispensa teria sido motivada pela necessidade de redução do seu quadro de funcionários. No entanto, a preposta da empresa confessou ter conhecimento da doença e afirmou ter contratado duas pessoas para substituí-la. Com informações da assessoria de imprensa do TRT-2.

FONTE: TRT-2

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias Obtenção dos dados do FAP através da Lei de Acesso à Informação
21 de Junho de 2016

Obtenção dos dados do FAP através da Lei de Acesso à Informação

O Fator Acidentário de Prevenção – FAP foi criado com a finalidade de diminuir os gastos da Previdência Social, através da redução em até 50% ou o...

Leia mais
Notícias Empresa é condenada por acidente com trabalhador que não recebeu treinamento nem EPIs
24 de Novembro de 2016

Empresa é condenada por acidente com trabalhador que não recebeu treinamento nem EPIs

Trabalhador tinha apenas 15 dias de serviço quando acidente ocorreu. Fatalidade resultou na perda de três dedos Ao tentar desobstruir uma máquina...

Leia mais
Notícias Publicada norma que modifica atividades e vedadas ao MEI – Microempreendedor individual
18 de Dezembro de 2018

Publicada norma que modifica atividades e vedadas ao MEI – Microempreendedor individual

O Comitê Gestor do Simples Nacional – CGSN publicou na data de hoje 14/12/2018, no Diário Oficial da União, a Resolução 143 CGSN/2018, que modifica...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682