Empregada em home office é responsável por dano em computador da empresa

Notícias • 01 de Agosto de 2022

Empregada em home office é responsável por dano em computador da empresa

A Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) entendeu como lícito o desconto feito pela Teleperformance CRM S.A. no salário de empregada para cobrir dano causado em computador utilizado em trabalho em home office.

A empregada ajuizou uma ação na Justiça do Trabalho para a devolução dos R$ 600,00, valor descontados em seu salário para pagar o conserto do computador.

No processo, ela afirmou que estava trabalhando em home office por fazer parte do grupo de risco da pandemia do Covid-19.

Alegou que pegou o computador na empresa, sem que fossem feitos testes antes de lhe ser entregue. Quando chegou em casa, verificou que o monitor estava quebrado.

Ao requerer o ressarcimento do desconto em seu salário, ela alegou que a responsabilidade pelos instrumentos de trabalho é da empresa, que, por isso, deve arcar com o risco da atividade econômica.

No entanto, de acordo com o juiz convocado Gustavo Muniz Nunes, a empresa juntou imagens do monitor danificado, “de onde se denota que, de fato, a tela está quebrada com rachaduras no canto superior direito, não sendo necessário que o monitor fosse ligado e testado antes da empregada levá-lo para casa”.

Para ele, “se o defeito fosse mesmo prévio, dava para ter sido identificado até com a tela desligada”.

Ele destacou ainda que a autora do processo retirou o computador na empresa em novembro de 2020, devolvendo-o apenas em março de 2021, portanto, “ficou na posse do computador por, pelo menos, 4 meses, sem demonstrar que realmente relatou problemas no monitor durante esse período”.

“Verifica-se que o termo de responsabilidade assinado pela empregada no momento da entrega do computador a ela autorizou o desconto em caso de dano causado ao empregador por culpa ou dolo do empregado”, concluiu o magistrado.

A decisão da Primeira Turma do TRT-RN manteve o julgamento original da 2ª Vara do Trabalho de Natal (RN).

O processo é o 0000584-22.2021.5.21.0002.

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região

Publicado em 01.08.22.

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias Turmas do TST concedem danos morais a empregados com deficiência demitidos
26 de Maio de 2021

Turmas do TST concedem danos morais a empregados com deficiência demitidos

Decisões têm determinado a reintegração do trabalhador se não houver substituto Luiz Eduardo Amaral de Mendonça: jurisprudência demonstra...

Leia mais
Notícias A discussão do dano-morte na Justiça do Trabalho
06 de Outubro de 2023

A discussão do dano-morte na Justiça do Trabalho

Esperamos que esse debate também traga luz para a importância das medidas de segurança no ambiente de trabalho O dano-morte é um conceito que ganhou...

Leia mais
Notícias ESOCIAL PUBLICA NOTA ORIENTATIVA QUANTO A INFORMAÇÃO NOS PROCESSOS DE CONTESTAÇÃO DO FAP-2019
27 de Fevereiro de 2019

ESOCIAL PUBLICA NOTA ORIENTATIVA QUANTO A INFORMAÇÃO NOS PROCESSOS DE CONTESTAÇÃO DO FAP-2019

O portal do eSocial divulgou no dia 04/02 a Nota Orientativa 2019.15, na qual instrui sobre a informação de processos de contestação de FAP – Fator...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682