JUSTIÇA FEDERAL DETERMINA A INCLUSÃO DE EMPREGADAS GESTANTES AFASTADAS DA ATIVIDADE PRESENCIAL NO SALÁRIO-MATERNIDADE

Notícias • 10 de Dezembro de 2021

JUSTIÇA FEDERAL DETERMINA A INCLUSÃO DE EMPREGADAS GESTANTES AFASTADAS DA ATIVIDADE PRESENCIAL NO SALÁRIO-MATERNIDADE

  Enquanto tramita no Congresso Nacional projeto de Lei que autoriza o retorno das empregadas gestantes ao trabalho presencial seguem tramitando, no âmbito poder judiciário, diversas ações judiciais debatendo a aplicação da controvertida Lei 14.151/2020.
As ações em tramitação nas diversas esferas do poder judiciário buscam o enquadramento do afastamento como salário-maternidade pois a situação se amolda ao afastamento previsto no art. 394-A da CLT e aplicando por analogia o tratamento indicado no artigo 72, parágrafo 1º da Lei 8.213/91. Ainda no centro das discussões judiciais está a  contribuição previdenciária patronal, uma vez que tal rubrica não integra a base de cálculo conforme decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal com repercussão geral reconhecida (Tema 72).
Como exemplo das referidas demandas judiciais pode-se referir decisão recente proferida pela Justiça Federal de São Paulo que determina que as empregadas de categoria representada por Sindicato representante da classe econômica. A decisao concedida em caráter liminar abrange aproximadamente duas mil empresas e quatro mil empregadas gestantes.
Na decisão proferida o juiz manifestou o entendimento de que o afastamento das empregadas grávidas cujas funções sejam incompatíveis com o trabalho à distância dispõe da mesma natureza protetiva à maternidade que o auxílio-maternidade, àquele deve ser dado, por analogia, o tratamento preconizado no artigo 72, parágrafo 1º, da Lei nº 8.213/91.
A decisão que concedeu a liminar foi proferida em primeira instância, no entanto, há um relevante conjunto de decisões no mesmo sentido proferidas em segunda instância. Não há notícia de decisões definitivas em relação ao mérito das ações ajuizadas.

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias Portaria que permite registro de ponto virtual é questionada no STF
02 de Dezembro de 2021

Portaria que permite registro de ponto virtual é questionada no STF

Publicado em 02.12.2021 O PDT ajuizou, no STF, a ADPF nº 911, contra a Portaria nº 671 de 2021 do Ministério do Trabalho e Previdência, que altera o...

Leia mais
Notícias STJ decide que PPP não precisa vir acompanhado de laudo técnico
10 de Fevereiro de 2017

STJ decide que PPP não precisa vir acompanhado de laudo técnico

De acordo com o diretor do IBDP, o INSS estava buscando na justiça o inverso do que consta em sua própria lei. O PPP (Perfil Profissiográfico...

Leia mais
Notícias Pedidos de empregado vítima de discriminação por alcoolismo serão analisados
30 de Julho de 2021

Pedidos de empregado vítima de discriminação por alcoolismo serão analisados

A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho determinou a devolução ao TRT do processo de um eletricista da Transformadores e Serviços de...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682