MP 927 de 22 de março de 2020

Notícias • 23 de Março de 2020

MP 927 de 22 de março de 2020

Especificamente para o trabalhadores da área da saúde a Medida Provisória trouxe modificações substanciais, especialmente no que tange a jornada de trabalho dos colaboradores:

a) Será possível a adoção da jornada de trabalho em escala 12×36 ? A MP permite aos estabelecimentos de saúde adotar o regime de escala 12×36, mediante acordo individual de trabalho, mesmo para atividades insalubres, conforme previsto no art. 26 da Medida Provisória .

b) Poderá ser prorrogada a jornada fixada? Sim. Nos termos do art. 61 da CLT, a jornada de trabalho poderá ser prorrogada.

“Art. 61.Ocorrendo necessidade imperiosa, poderá a duração do trabalho exceder do limite legal ou convencionado, seja para fazer face a motivo de força maior, seja para atender à realização ou conclusão de serviços inadiáveis ou cuja inexecução possa acarretar prejuízo manifesto.

c) Qual outro tipo de jornada poderá ser utilizada? Poderão ser utilizadas escalas suplementares de jornada, no período de intervalo interjornadas de descanso (11 horas entre uma jornada e outra) entre a 13ª hora e 24ª hora, sem que haja penalidade administrativa, observado sempre o descanso semanal remunerado.

d) As horas suplementares realizadas nos moldes acima poderão ser compensadas ? Sim. Todas as horas suplementares poderão ser compensadas, por meio de banco de horas ou como horas extras, no prazo de 18 meses, contados da data do encerramento da calamidade pública.

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Caroline Krebs

OAB/RS 75.684

Veja mais publicações

Notícias Norma coletiva de trabalho que favorece empregador não é válida sem contrapartida para os trabalhadores
07 de Abril de 2021

Norma coletiva de trabalho que favorece empregador não é válida sem contrapartida para os trabalhadores

Acordos coletivos de trabalho não podem reduzir direitos dos trabalhadores sem oferecer uma contrapartida concreta. Com base nesse entendimento, a...

Leia mais
Notícias Conversão de parte das férias em dinheiro deve ser solicitada formalmente pelo empregado, decide 7ª Turma
03 de Julho de 2019

Conversão de parte das férias em dinheiro deve ser solicitada formalmente pelo empregado, decide 7ª Turma

A 7ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) condenou uma rede de supermercados a pagar a uma ex-empregada os 10 dias de férias...

Leia mais
Notícias Construtora que não concedeu licença-maternidade deve indenizar trabalhadora em mais de R$ 150 mil
12 de Março de 2024

Construtora que não concedeu licença-maternidade deve indenizar trabalhadora em mais de R$ 150 mil

Diretora de construtora deve receber indenização por danos morais e materiais em razão de ter prestado serviço durante a...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682