MTE aprova novo Anexo da NR 16 sobre atividades perigosas com motocicletas

Notícias • 20 de Outubro de 2025

MTE aprova novo Anexo da NR 16 sobre atividades perigosas com motocicletas

Atualização estabelece critérios objetivos para caracterizar o trabalho perigoso com motocicletas, reforçando a segurança jurídica e a proteção de motofretistas e mototaxistas.

Sob a coordenação do  MTE -  Ministério do Trabalho e Emprego, foi realizada, nos dias 14 e 15 de outubro, a 26ª Reunião Ordinária da CTPP - Comissão Tripartite Paritária Permanente . Durante o encontro, o colegiado deliberou as mudanças do novo Anexo V da NR-16 - Norma Regulamentadora 16, que trata das atividades perigosas realizadas com motocicletas. 

A atualização representa um avanço significativo na regulamentação das condições de trabalho de profissionais que utilizam esses veículos como ferramenta de trabalho, a exemplo de motofretistas e mototaxistas. O novo texto define critérios objetivos para a caracterização das atividades perigosas com motocicletas, oferecendo maior segurança jurídica para trabalhadores e empresas e clareza na aplicação da norma.

A revisão do anexo foi resultado de um amplo processo de consulta pública, realizado entre setembro e outubro de 2024, que recebeu 179 contribuições de trabalhadores, empregadores, sindicatos e especialistas em segurança e saúde no trabalho. O conteúdo técnico foi elaborado com base em estudos da AIR - Análise de Impacto Regulatório, conforme determina a Portaria 672 MTP/2021, e busca preencher lacunas jurídicas deixadas pela suspensão da Portaria  1.565 MTE/2014.

A alteração do texto pela CTPP reafirma o compromisso tripartite com a melhoria contínua das NRs - Normas Regulamentadoras e com a proteção da saúde e segurança no trabalho. O documento foi construído de forma participativa por meio de um GTT -  Grupo de Trabalho Tripartite instituído pelo MTE, que consolidou propostas e promoveu o diálogo entre os diversos setores envolvidos.
Com a deliberação pela CTPP, o processo segue agora para os trâmites internos do Ministério do Trabalho e Emprego, etapa que antecede a publicação oficial da norma.

CTPP - Comissão Tripartite Paritária Permanente

A Comissão Tripartite Paritária Permanente é o principal fórum do governo federal para debater temas de segurança e saúde no trabalho, com foco na atualização das NRs - Normas Regulamentadoras . Seu objetivo é promover o diálogo entre governo, empregadores e trabalhadores para aprimorar as condições e o ambiente de trabalho no país.

Atualmente, a CTPP é regida pelo Decreto 11.496, de 19-4-2023, que substituiu o Decreto  10.905/2021. A comissão é presidida pelo secretário de Inspeção do Trabalho do MTE e conta com a participação de representantes dos trabalhadores, empregadores e de órgãos como os Ministérios da Previdência Social, da Saúde, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, além da Fundacentro -  Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.

FONTE: MTE

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias Apresentação de contestação do FAP em 2023 expira em 30.11.2023
20 de Novembro de 2023

Apresentação de contestação do FAP em 2023 expira em 30.11.2023

A edição do Diário Oficial da União (DOU) do dia 22 de Setembro de 2023 conteve em sua publicação...

Leia mais
Notícias Redução da jornada de trabalho sem redução salarial
20 de Março de 2024

Redução da jornada de trabalho sem redução salarial

No julgamento do RR n. 20253-08.2018.5.04.0821, a 7ª T. do TST, por unanimidade, reformou a sentença do TRT da 4ª Região e...

Leia mais
Notícias Empresa é condenada por morte de empregado em acidente durante viagem a serviço
30 de Abril de 2025

Empresa é condenada por morte de empregado em acidente durante viagem a serviço

Uma empresa de comunicação visual de Tangará da Serra foi condenada a indenizar a família de um trabalhador que morreu...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682