Negociação coletiva passa a incorporar cláusulas voltadas à preservação ambiental

Notícias • 27 de Agosto de 2025

Negociação coletiva passa a incorporar cláusulas voltadas à preservação ambiental

Nesta segunda-feira (18), o MTE - Ministério do Trabalho e Emprego  lançou um novo boletim da série Boas Práticas em Negociações Coletivas, com foco na preservação do meio ambiente. A publicação apresenta 20 exemplos de cláusulas pactuadas em convenções e acordos coletivos registrados no Sistema Mediador em 2023, que incorporam compromissos ambientais às relações de trabalho.

Embora ainda incipiente nas negociações coletivas, a pauta ambiental vem ganhando espaço diante da crescente preocupação com as mudanças climáticas e seus impactos sociais e econômicos. A inclusão de temas ambientais nos instrumentos coletivos representa uma contribuição relevante do movimento sindical para a transição rumo a uma economia mais verde e sustentável.

As cláusulas analisadas no boletim abordam temas como preservação ambiental, campanhas de conscientização, incentivo à coleta seletiva e à reciclagem, uso racional de recursos naturais (como água e energia elétrica) e promoção do debate ambiental nas CIPA - Comissões Internas de Prevenção de Acidentes.

Para a coordenadora de Relações do Trabalho da Secretaria de Relações do Trabalho do MTE, Rafaele Rodrigues, a atuação das entidades sindicais vai além da defesa de direitos trabalhistas. "O movimento sindical tem potencial para influenciar positivamente a cultura organizacional, estimulando práticas sustentáveis e contribuindo para o enfrentamento das emergências climáticas", destaca.

A série Boas Práticas em Negociações Coletivas é resultado da parceria entre a Secretaria de Relações do Trabalho do MTE e o Dieese  0 Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.

Acesse o boletim com foco em cláusulas ambientais aqui.

Veja aqui todos os boletins da série no portal do MTE.

FONTE: MTE

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias Cobrança de comissão – Ação entre representante e empresa deve ser julgada pela Justiça comum, diz STF
29 de Setembro de 2020

Cobrança de comissão – Ação entre representante e empresa deve ser julgada pela Justiça comum, diz STF

A competência para julgar questões envolvendo a relação entre representante comercial e a companhia por ele representada é da Justiça Comum. Isso...

Leia mais
Notícias Sem participação de sindicato, demissão em massa é invalidada e empregada será reintegrada
25 de Agosto de 2023

Sem participação de sindicato, demissão em massa é invalidada e empregada será reintegrada

A 3ª Turma manteve a reintegração de uma empregada que havia sido demitida juntamente com outras 683 pessoas A Terceira Turma do Tribunal Superior...

Leia mais
Notícias SUPRESSÃO DO INTERVALO INTRAJORNADA, ALTERNATIVAS
06 de Agosto de 2021

SUPRESSÃO DO INTERVALO INTRAJORNADA, ALTERNATIVAS

Em que pese tenham transcorrido desde a edição e publicação da Lei 13.467/2017 quase quatro anos, suas inovações ainda repercutem através de dúvidas...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682