OBRIGAÇÕES DAS EMPRESAS COM EMPREGADOS NA ZONA DO CORONAVÍRUS.

Notícias • 04 de Março de 2020

OBRIGAÇÕES DAS EMPRESAS COM EMPREGADOS NA ZONA DO CORONAVÍRUS.

A instabilidade provocada pela disseminação do novo coronavírus, na China, colocou o mundo em alerta, despertando preocupação em governos, em empresas e na população em todo o mundo.
O surto da doença foi classificado pela Organização Mundial da Saúde como emergência de saúde pública global. No conjunto das ações elaboradas e praticadas pelo país, o governo sancionou a Lei 13.979 de 06 de fevereiro de 2020, que estabelece medidas preventivas e de combate a disseminação ao novo coronavírus e regulamenta o ingresso de pessoas oriundas de áreas de risco e/ou com suspeita de contaminação no país.
Além das necessárias medidas governamentais nas ações para o controle da disseminação da doença, a crise global também gera reflexos em empresas com empregados na região, estejam estes a trabalho ou não.
O texto normativo da Lei 13.979/2020 que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública em decorrência do surto do Coronavírus estabelece previsão sobre a situação de empregados do setor privado atingidos pela situação de emergência, mais especificamente no art. 3º, inciso VI e parágrafo 3º do texto legal que estipula a condição de falta justificada ao empregado de alguma forma atingido pelas medidas.
O empregado que está em áreas de risco e impedido de retornar ao país pela restrição, tanto a embarque quanto ao desembarque em solo brasileiro, está no escopo da disposição legal, e dessa forma, em que pese não estabelecer o texto uma previsão mais detalhada sobre a situação em concreto, determina o amparo através das medidas estipuladas em lei.

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias Auxílio-inclusão à pessoa com deficiência
15 de Maio de 2024

Auxílio-inclusão à pessoa com deficiência

As pessoas com deficiência enfrentam desafios decorrentes de suas condições e um deles é a inserção no...

Leia mais
Notícias TST – Motorista não consegue reconhecimento de dano existencial baseado em jornada excessiva
31 de Março de 2016

TST – Motorista não consegue reconhecimento de dano existencial baseado em jornada excessiva

A Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho não conheceu de recurso de um ex-motorista do Consórcio J. Malucelli/CR Almeida que pretendia receber...

Leia mais
Notícias DECISÕES – TRT 4a. REGIÃO
17 de Novembro de 2016

DECISÕES – TRT 4a. REGIÃO

DANO MORAL. INDENIZAÇÃO. O reclamado extrapolou de forma habitual o limite legal para a duração do trabalho, estabelecida em 10 horas diárias,...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682