PAGAMENTO DO DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO, PRAZOS E CONDIÇÕES PARA O PAGAMENTO

Notícias • 11 de Outubro de 2022

PAGAMENTO DO DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO, PRAZOS E CONDIÇÕES PARA O PAGAMENTO

Ao final de cada ano, incumbe ao empregador que mantenha empregados sob contrato de trabalho realizar a estes o pagamento do 13° Salário, também denominado comogratificação natalina”.

Ainda que seja rotina anual nas rotinas decorrentes das relações do contrato de trabalho, não raras vezes, surgem dúvidas e questionamentos em relação a adequada conduta para a efetivação do pagamento da verba trabalhista aos empregados contratados.

O 13° é disciplinado pelas Leis 4090/1962 e 4749/1965 e dispõe de previsão constitucional através do artigo 7°, inciso VII. A regulamentação está estabelecida através do decreto 10.854/2021, dispondo de capítulo específico, o XI, que abrange dos artigo 76 ao 82.

De acordo com a previsão legislativa o empregador pagará ao empregado até o dia 20 de dezembro de cada ano 1/12 avos por mês de trabalho prestado no ano em curso. Para fins de cálculo será considerado como integralizado o mês onde a prestação de trabalho tenha fração igual ou superior a quinze dias.

O pagamento do 13° Salário é dividido em duas parcelas tendo a primeira como vencimento em 30 de novembro e a segunda parcela até o dia 20 de dezembro. No caso onde o empregador opte por pagar o 13° salário em parcela única, esta deverá ser quitada até o dia 30 de novembro.

Na hipótese onde o empregado requerer no mês de janeiro do ano em curso o adiantamento de forma antecipada, este será pago juntamente com as férias individuais do empregado requerente.

Para os empregados que percebam remuneração variável, esta deve ser considerada para o cálculo da primeira parcela à razão de 1/11 avos, além de que até o dia 10 de janeiro do ano subsequente deve ser paga a diferença relativa a remuneração percebida no mês de dezembro. Na hipótese de admissão no corrente ano, a primeira parcela será calculada com base na soma dos valores variáveis devidos nos meses trabalhados até o mês anterior ao do pagamento e será adicionada àquela que corresponder à parte do salário contratual fixo, quando houver.

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias Motorista de teste será indenizado por uso de celular particular no trabalho
15 de Março de 2024

Motorista de teste será indenizado por uso de celular particular no trabalho

Um motorista de teste que utilizava o próprio celular em atividades exigidas no trabalho será indenizado em R$ 30,00, por mês,...

Leia mais
Notícias Analista de sistemas não receberá horas de sobreaviso por uso contínuo de celular
19 de Maio de 2021

Analista de sistemas não receberá horas de sobreaviso por uso contínuo de celular

Para a 5ª Turma, a ausência de escala de plantão afasta a caracterização do regime de sobreaviso. A Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho...

Leia mais
Notícias Empregada submetida a teste de gravidez na demissão não será indenizada
21 de Junho de 2021

Empregada submetida a teste de gravidez na demissão não será indenizada

Por maioria, a Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho rejeitou o recurso de uma ex-empregada da AM-Pack Indústria e Comércio de Embalagens...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682