Prescrição total sobre comissões não pagas

Notícias • 22 de Maio de 2019

Prescrição total sobre comissões não pagas

Apesar de a prescrição ser um tema bastante consolidado na esfera trabalhista, ainda é possível verificar algumas nuances e discussões a respeito do tema, em especial quando dizem respeito a questões não pacificadas no âmbito dos tribunais.

  A prescrição total da ação, nos casos de supressão de comissões ou alteração sobre a forma ou percentual em prejuízo do empregado, é um exemplo dessa problemática. De acordo com a jurisprudência, trata-se de parcela não assegurada por preceito de lei. Nesse sentido, a tendência dos tribunais tem sido o acolhimento da prescrição total após transcorridos mais de 5 anos da respectiva supressão/redução.

Foi dessa maneira que a 5ª turma do Tribunal Superior do Trabalho julgou ação de empregado. O funcionário pleiteava o recebimento de comissões de vendas, suspensas pela empresa. Todavia, o TST, em última instância considerou prescrito o direito de empregado.

No processo, que tramitou pela 6ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, o julgamento inicial considerou a prescrição parcial, ou seja, apenas para verbas anteriores aos últimos 5 anos. Já no Tribunal Regional (4ª Região), manteve-se o julgado de origem, afastando a prescrição da ação.

No regional, chegou-se a conclusão de que as lesões sofridas pelo empregado, em decorrência do pagamento incorreto de parcelas oriundas do contrato de trabalho, são prestações de trato sucessivo, que se renovam periodicamente, o que impediria a prescrição da ação e asseguraria a prescrição quinquenal.

Entretanto, segundo o relator do TST, as diferenças pretendidas pelo empregado decorrem de alteração no cálculo das comissões e a reclamação trabalhista foi ajuizada fora do quinquênio legal, ou seja, decorridos mais de cinco anos entre a data do início da ação e a supressão da parcela.

Assim, seguindo a jurisprudência do TST, tem-se a consolidação da matéria, no sentido de que a prescrição da ação é total, quando há supressão das comissões, ou alteração quanto à forma ou ao percentual, em prejuízo do empregado, por tratar-se de parcela não assegurada por preceito de lei. Da mesma forma estabelece a Súmula 294 do TST.

Abaixo se colacionam alguns julgados do Tribunal Superior do Trabalho, para melhor elucidação do tema abordado:

PRESCRIÇÃO TOTAL. ALTERAÇÃO CONTRATUAL. COMISSÕES A alteração das comissões caracteriza-se como ato único e positivo do empregador, incidindo a prescrição total, nos termos do Enunciado nº 294 do TST.

Item nº 248 da Orientação Jurisprudencial da SDI-I do TST. Enunciado nº 333/TST. Recurso de revista não conhecido. (RR –

696585-11.2000.5.02.5555 , Relator Ministro: Rider de Brito, Data de

Julgamento: 27/08/2003, 5ª Turma, Data de Publicação: DJ 03/10/2003).

AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA. BANCÁRIO. SUPRESSÃO DE COMISSÃO. PRESCRIÇÃO. A decisão regional que não reconheceu a prescrição do direito de o reclamante pleitear diferenças pela supressão de comissão contraria a Orientação Jurisprudencial nº 175 da SBDI-1, merecendo processamento o recurso de revista, para melhor exame. RECURSO DE REVISTA. SUPRESSÃO DE COMISSÃO. PRESCRIÇÃO. A supressão das comissões, ou a alteração quanto à forma ou ao percentual, em prejuízo do empregado, é suscetível de operar a prescrição total da ação, nos termos da Súmula nº 294 do TST, em virtude de cuidar-se de parcela não assegurada por preceito de lei. Incidência da Orientação Jurisprudencial nº 175 da SBDI-1. Recurso de revista parcialmente conhecido e provido.

(RR – 209740-16.2002.5.09.0660 , Relator Ministro: Horácio Raymundo de Senna Pires, Data de Julgamento: 04/06/2008, 6ª Turma, Data de

Publicação: DJ 29/08/2008).

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias Mantida justa causa de motorista com CNH vencida que se envolveu em acidente
17 de Dezembro de 2021

Mantida justa causa de motorista com CNH vencida que se envolveu em acidente

Publicado em 17.12.2021 Os julgadores da Nona Turma do TRT de Minas confirmaram decisão do juízo da 31ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, que...

Leia mais
Notícias PUBLICADA PORTARIA QUE ATRIBUI À RFB COMPETÊNCIA PARA AJUSTES DE RECOLHIMENTO PREVIDENCIÁRIO
11 de Outubro de 2022

PUBLICADA PORTARIA QUE ATRIBUI À RFB COMPETÊNCIA PARA AJUSTES DE RECOLHIMENTO PREVIDENCIÁRIO

A edição do Diário Oficial da União conteve em sua publicação de hoje, 10 de outubro, a Portaria Conjunta 78 RFB-INSS, que terá a vigência iniciada...

Leia mais
Notícias Assédio moral tem custo elevado para as vítimas, as empresas e toda a sociedade
06 de Julho de 2023

Assédio moral tem custo elevado para as vítimas, as empresas e toda a sociedade

Ao contrário do que muitos podem imaginar, os danos do assédio moral afetam não só os indivíduos que o sofrem, mas também impõem altos custos para...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682