PUBLICADA PORTARIA QUE DISPÕE SOBRE A COMUNICAÇÃO DA CAT POR MEIO ELETRÔNICO

Notícias • 19 de Abril de 2021

PUBLICADA PORTARIA QUE DISPÕE SOBRE A COMUNICAÇÃO DA CAT POR MEIO ELETRÔNICO

A edição do Diário Oficial da União conteve em sua publicação de 19 de abril a Portaria 4.334 SEPRT – Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, editada em 15 de abril de 2021, cuja vigência inicia em 08 de junho de 2021, para sistematizar que a CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho, de que trata o artigo 22 da Lei 8.213/91, será cadastrada exclusivamente em meio eletrônico:

I – pelo eSocial, na forma estabelecida no MOS – Manual de Orientação do eSocial disponível no sítio eletrônico do eSocial na internet, a partir da obrigatoriedade do evento S-2210 para o emissor da CAT, nos seguintes casos:

a) o empregador, em relação aos seus empregados;

b) o empregador doméstico, em relação aos seus empregados domésticos; e

c) a empresa tomadora de serviço ou, na sua falta, o sindicato da categoria ou o órgão gestor de mão-de-obra, em relação ao trabalhador avulso; e

II – para os demais autorizados à formalização do documento, exclusivamente pela aplicação disponível no sítio eletrônico da Previdência Social.

A Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT, a partir de 08 de junho de 2021, será encaminhada exclusivamente pelos mecanismos eletrônicos referidos acima, não fazendo-se possível o protocolo físico do documento nas Agências da Previdência Social, equivalendo essa comunicação ao cumprimento do disposto no artigo 22 da Lei 8.213/91.

Todos os campos da CAT deverão ser preenchidos com a transcrição fiel dos fatos ocorridos e dos dados informados no atestado médico.

As orientações para o preenchimento da CAT constarão no MOS- Manual de Orientação do eSocial e no sítio eletrônico da Previdência Social.

A entrega da cópia fiel ao acidentado ou seus dependentes, bem como o sindicato a que corresponda a sua categoria, na forma da legislação, ocorrerá:

  • Para a CAT formalizada pelo responsável pela informação, por meio da entrega de formulário com o modelo definido, com cópia fiel dos dados enviados ao ambiente nacional do eSocial; e

  • Para a CAT formalizada pelos demais autorizados à formalização do documento, pela impressão do formulário disponibilizado pelo sistema após o preenchimento do documento.

Incumbirá ao INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, instruir procedimentos operacionais para o envio da CAT; e aplicar as providências essenciais para que o novo formato das informações esteja instituído até 08 de junho de 2021.

A edição e publicação da Portaria 4.334 SEPRT/2021 da mesma forma revogou o teor normativo da Portaria 5.817 MPAS, de 6 de outubro de 1999.

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias Folha de Pagamento – Para alcançar meta fiscal, governo pretende acabar com a desoneração
30 de Março de 2017

Folha de Pagamento – Para alcançar meta fiscal, governo pretende acabar com a desoneração

Atualmente, 54 setores são beneficiados pela medida que vigora desde 2011, entre eles, tecnologia da informação, hoteleiro, construção civil, call...

Leia mais
Notícias Gratificação sem critério objetivo deve ser paga a todos, define TST
21 de Janeiro de 2019

Gratificação sem critério objetivo deve ser paga a todos, define TST

Se uma gratificação é paga sem critério objetivo, todos os trabalhadores que exercem a função têm direito de receber. Com esse entendimento, a 2ª...

Leia mais
Notícias Turma confirma validade de laudo de psicóloga que atestou quadro depressivo de vendedora
27 de Janeiro de 2016

Turma confirma validade de laudo de psicóloga que atestou quadro depressivo de vendedora

A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho não conheceu de recurso das Lojas Colombo S.A. Comércio de Utilidades Domésticas, do Rio Grande do...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682