TRABALHO INSALUBRE DAS GESTANTES/LACTANTES

Notícias • 25 de Junho de 2019

TRABALHO INSALUBRE DAS GESTANTES/LACTANTES

Até a reforma trabalhista, a CLT vedava o trabalho da gestante/lactante em qualquer atividade insalubre. A nova lei criou situações novas, diferenciando o afastamento de acordo com o grau de insalubridade.

Segundo a Lei 13.467/2017, nas atividades insalubres em grau máximo a empregada gestante deverá ser afastada da atividade. Já para a empregada lactante, o afastamento somente ocorrerá se for apresentado atestado de saúde recomendando o afastamento.

Por outro lado, caso as atividades desempenhadas forem insalubres em grau médio ou mínimo, seja a empregada gestante ou lactante, o afastamento da atividade somente ocorrerá com a apresentação de atestado de saúde que recomende o afastamento.

Em resumo, após a reforma, é permitido o trabalho da gestante/lactante em atividades insalubres de grau médio ou mínimo, desde que não seja apresentado atestado médico que recomende o afastamento, e com relação à lactante, inclusive em grau máximo.

Apesar disso, o Supremo Tribunal Federal recentemente declarou a inconstitucionalidade do dispositivo criado pela reforma trabalhista, que autoriza o trabalho da gestante/lactante nas condições acima trazida. A decisão se deu com base na Constituição Federal, que protege a maternidade e a criança, incluído o recém-nascido.

Trata-se, ainda, de decisão de caráter provisório (proferida em liminar), de modo que a matéria ainda será analisada por todos os Ministros. Contudo, até o desfecho da questão, fica proibido o trabalho da gestante ou da lactante em qualquer atividade insalubre, independentemente da apresentação de atestado médico.

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias OBRIGAÇÕES SOCIAIS DE JUNHO 2023
19 de Maio de 2023

OBRIGAÇÕES SOCIAIS DE JUNHO 2023

DIA 06 de JUNHO (terça-feira) SALÁRIOS PESSOAS OBRIGADAS: Todos os empregadores, assim definidos pela CLT – Consolidação das Leis do Trabalho. FATO...

Leia mais
Notícias A prevalência dos Acordos Coletivos sobre as Convenções Coletivas na Reforma Trabalhista
18 de Janeiro de 2019

A prevalência dos Acordos Coletivos sobre as Convenções Coletivas na Reforma Trabalhista

A partir da Reforma Trabalhista, em 11/11/2017, foram introduzidas importantes mudanças no Direito do Trabalho. Em especial, foi introduzida uma...

Leia mais
Notícias Ausência de exame demissional na demissão por justa causa
23 de Julho de 2019

Ausência de exame demissional na demissão por justa causa

Questionamento recorrente no ambiente das relações cotidianas de trabalho, versa sobre a necessidade e/ou obrigatoriedade da realização do exame...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682