TROCA DE FERIADO, NEGOCIAÇÃO COLETIVA E A “PONTE” ATRAVÉS DE COMPENSAÇÃO.

Notícias • 10 de Setembro de 2021

TROCA DE FERIADO, NEGOCIAÇÃO COLETIVA E A “PONTE” ATRAVÉS DE COMPENSAÇÃO.

Nos últimos meses do ano o calendário apresenta um conjunto de feriados alusivos a datas comemorativas e religiosos. Muito se questiona nesta época a possibilidade de troca da data do feriado acumulando e/ou suprimindo dias para gozo e trabalho.

A Lei 13.467/2017, a denominada reforma trabalhista não altera a data de nenhum feriado, contudo, faculta a possibilidade da compensação do dia trabalhado e, também, que uma norma coletiva altere a sua data.

Antes do advento da inovação legislativa, via de regra, o trabalho em feriados era proibido (exceto em atividades que, pela sua natureza, não podem sofrer interrupção na prestação do serviço). Caso o empregador exigisse o comparecimento do empregado nesses dias, deveria obrigatoriamente remunerar o valor do dia trabalhado em dobro.

A legislação não alterou essa condição, de modo que, em princípio, o empregado não deve trabalhar em feriados, exceto nas atividades mencionadas. No entanto, o inciso XI do artigo 611-A faculta a possibilidade de que, através de negociação coletiva pode estabelecer a troca do dia de feriado por outro, hipótese onde o negociado tem prevalência sobre o legislado.

Além disso, a denominada reforma acrescentou outra possibilidade de exceção à regra, que é a compensação de horas através de acordo individual, nos termos do § 6º do artigo 59, desde que a compensação ocorra dentro do mesmo mês.

Sendo assim, empregador e empregado podem estabelecer um acordo individual de compensação de horas, em que o trabalho executado em determinada data seja compensada com uma folga em outro dia, na véspera de um feriado por exemplo o que proporcionada a popularmente denominada “ponte”. (Por exemplo, no caso de um feriado recair em uma quinta-feira, o empregador pode negociar com o empregado que ele trabalhe, antecipadamente ou até mesmo após a data, o quantitativo de horas para compensar a sexta feira após o feriado onde este permanecerá em folga).

Anésio Bohn

OAB/RS 116.475

Veja mais publicações

Notícias Como efetivar o registro do reajuste salarial no eSocial
10 de Janeiro de 2020

Como efetivar o registro do reajuste salarial no eSocial

A partir da edição da Medida Provisória 916/2019, que estabelece o reajuste do salário-mínimo a partir de 1º de janeiro, os empregados domésticos...

Leia mais
Notícias ACIDENTE DE TRABALHO NA MODALIDADE DE TELETRABALHO: CARACTERÍSTICAS, CUIDADO E CONDUTA
23 de Agosto de 2021

ACIDENTE DE TRABALHO NA MODALIDADE DE TELETRABALHO: CARACTERÍSTICAS, CUIDADO E CONDUTA

Pergunta recorrente no âmbito das relações cotidianas de trabalho se refere ao acidente de trabalho, principalmente dentro de um contexto onde o...

Leia mais
Notícias Empresa que não paga vale-transporte deve comprovar a renúncia expressa do trabalhador ao benefício
28 de Agosto de 2017

Empresa que não paga vale-transporte deve comprovar a renúncia expressa do trabalhador ao benefício

O vale-transporte é direito do trabalhador. E os magistrados da 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), em decisão...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682