TST consolida súmula que estipula que o adicional noturno não é devido na mudança de turno de trabalho

Notícias • 04 de Setembro de 2025

TST consolida súmula que estipula que o adicional noturno não é devido na mudança de turno de trabalho

O Tribunal Superior do Trabalho tem consolidado a sua jurisprudência com a fixação de inúmeros Temas sobre os quais não há divergência entre os órgãos julgadores que compõe o Tribunal. Na última segunda-feira, 25 de agosto, o Tribunal Pleno da Corte consolidou e reafirmou diversos entendimentos já pacificados que deverão ser adotados em todas as instâncias da Justiça do Trabalho em casos semelhantes, que podem refletir no dia a dia da empresa.

Dentre elas destaca-se o Tema 243 que dispõe:

Tema 243 - ADICIONAL NOTURNO. ALTERAÇÃO DE TURNO DE TRABALHO. POSSIBILIDADE DE SUPRESSÃO. A transferência para o período diurno de trabalho implica a perda do direito ao adicional noturno. (Reafirmação da Súmula nº 265 do TST)

RR-0010348-50.2023.5.03.006

A tese jurídica firmada reafirma a Súmula 265 do Tribunal Superior do Trabalho, que vincula a percepção do adicional noturno exclusivamente ao trabalho nestas circunstâncias, não integrando a remuneração de maneira definitiva e tampouco sendo devida em caso de transferência de turno de trabalho..

O adicional noturno está entre aqueles denominados como adicional condição, ou seja, para que seja devido, é necessário que o empregado esteja submetido às condições que impõe seu pagamento, no caso o trabalho noturno.

Dessa forma, ocorrendo a alteração do contexto da prestação laboral noturna para a prestação do trabalho em horário diurno, deixa de existir a obrigatoriedade da contraprestação pelo trabalho noturno através do adicional, uma vez que o trabalho noturno é considerado mais desgastante do que aquele prestado no período diurno.

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias Empregado Doméstico  Simples doméstico terá primeiro recolhimento em Novembro/2015
01 de Outubro de 2015

Empregado Doméstico Simples doméstico terá primeiro recolhimento em Novembro/2015

O Módulo para cadastramento de empregador/trabalhador doméstico estará disponível a partir de 1º de outubro de 2015. Por meio do Módulo...

Leia mais
Notícias Empresa não terá que indenizar empregado por gastos com limpeza de uniforme
06 de Setembro de 2022

Empresa não terá que indenizar empregado por gastos com limpeza de uniforme

“O uso do vestuário limpo e bem cuidado faz parte do senso comum, sendo dever do(a) profissional apresentar-se ao trabalho com a vestimenta...

Leia mais
Notícias Anulada justa causa a dependente químico por excesso de faltas
23 de Março de 2016

Anulada justa causa a dependente químico por excesso de faltas

Direito do trabalho Uma decisão da 4ª Turma do TRT do Paraná anulou a dispensa por justa causa aplicada pela WMS Supermercados do Brasil, do grupo...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682