A CONDUTA RECOMENDADA NO AFASTAMENTO DE EMPREGADOS NOS CASOS DE SUSPEITA DE INFECÇÃO PELA COVID-19 POR SINTOMAS OU AINDA POR CONTATO.

Notícias • 04 de Fevereiro de 2022

A CONDUTA RECOMENDADA NO AFASTAMENTO DE EMPREGADOS NOS CASOS DE SUSPEITA DE INFECÇÃO PELA COVID-19 POR SINTOMAS OU AINDA POR CONTATO.

A publicação da Portaria Interministerial n° 14/2022 pelo Ministério do Trabalho e Previdência e Ministério da Saúde causou um conjunto de dúvidas e incerteza quanto a sua aplicação, circunstância agravada pelo fato da Portaria apresentar divergências de aplicação em relação a Nota Informativa n° 41 CEVS/SES-RS emitida em 12 de janeiro de 2022.

No entanto, no último dia 28 de janeiro a Secretaria Estadual de Saúde publicou a Nota Informativa n° 41 CEVS/SES-RS. Na publicação, que é mais clara e didática que a Portaria Interministerial n° 14/2022, a Secretaria Estadual da Saúde corrobora que atualmente está em vigor no Rio Grande do Sul o isolamento durante ao menos sete dias para pessoas vacinadas, contando a partir da data de realização do teste de covid-19 ou do começo dos sintomas, desde que, no final deste prazo, o indivíduo já esteja há pelo menos 24 horas sem febre e com melhora dos sintomas. Já para pessoas não vacinadas, o isolamento é de 10 dias e também 24 horas sem febre e com melhora nos sintomas. A Nota Informativa dispõe de um fluxograma bastante didático em seu anexo II.

As orientações foram divulgadas pela através da Nota Informativa estão ajustadas com a portaria interministerial. A Secretaria Estadual de Saúde recomenda ainda o isolamento de pessoas que estiveram em contato próximo com indivíduos que positivaram para o coronavírus.

A redação da Portaria Interministerial contribuiu significativamente para a dificuldade de interpretação e aplicação no cotidiano das relações de trabalho quando faz referência a “organização” como ator na análise do quadro clínico dos empregados suspeitos de infecção por sintomas ou ainda na condição de contactante.

A recomendação para a análise ou do quadro clínico ou da conduta a ser adotada para o isolamento e realização dos exames é de que o empregador encaminhe o empregado ao serviço médico disponível para análise e recomendação da conduta aplicável ao caso em concreto.

Abaixo os links de acesso ao inteiro teor dos dois dispositivos normativos:

https://coronavirus.rs.gov.br/upload/arquivos/202201/13172351-nota-informativa-41-13-01-22-protocolo-para-atendimento-alta-transmissao-e-influenza-130122.pdf

https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-interministerial-mtp/ms-n-14-de-20-de-janeiro-de-2022-375794121

Anésio Bohn

OAB/RS 116.475

Veja mais publicações

Notícias Demissão por doença grave é discriminatória e gera dever de indenizar, diz juiz
07 de Novembro de 2024

Demissão por doença grave é discriminatória e gera dever de indenizar, diz juiz

A demissão em razão de o empregado ter uma doença grave é considerada discriminatória e gera dever de indenizar....

Leia mais
Notícias Aposentado pode computar salários recebidos antes do Plano Real em cálculo de revisão de aposentadoria
02 de Agosto de 2016

Aposentado pode computar salários recebidos antes do Plano Real em cálculo de revisão de aposentadoria

Até 28/11/1999, o cálculo do salário de benefício do segurado, para fins de concessão de aposentadoria consistia na média aritmética simples de...

Leia mais
Notícias Acordo entre indústria em recuperação judicial e conferente é inválido
30 de Junho de 2023

Acordo entre indústria em recuperação judicial e conferente é inválido

Para a SDI-2, transações com empresas nessa situação devem ser habilitadas no juízo empresarial 29/06/23 – A Subseção II Especializada em...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682