A eventual responsabilidade do fornecedor de máquinas e equipamentos na ocorrência de acidente de trabalho

Notícias • 12 de Março de 2024

A eventual responsabilidade do fornecedor de máquinas e equipamentos na ocorrência de acidente de trabalho

As relações decorrentes do contrato de trabalho e seus desdobramentos não são estáticas, estão em permanente mutação em consonância com as alterações legislativas e de decisões judiciais que são norteadores acerca da aplicação da legislação vigente ao cotidiano das relações de trabalho.

Naquilo que se refere ao acidente de trabalho típico, provocado pelo manuseio de máquinas e equipamentos, não raras vezes surge o questionamento em relação a possibilidade de responsabilização do fabricante, do fornecedor em relação a ocorrência de acidente de trabalho, principalmente por falha de funcionamento da máquina ou do equipamento utilizado que provoca as lesões no empregado acidentado.

Hodiernamente a compra de máquinas e equipamentos novos devem necessariamente estar acompanhadas de Laudo de Conformidade com a Norma Regulamentadora de n° 12, NR-12, o que em um primeiro momento afasta a possibilidade de responsabilização e, em caso de defeito de fabricação ela não deve ser colocada em operação pelo empregador sob assunção do ônus pela responsabilidade de colocar o empregado em risco.

Em relação a aquisição de equipamentos usados, estes devem receber a análise prévia para adequação a NR-12 por profissional habilitado, e se for constatado algum risco na operação, igualmente não deve ser colocada em uso.

A exceção se apresenta na hipótese de empréstimo ou comodato, onde o proprietário do equipamento provocador da ocorrência acidentária pode ser chamado ao processo uma vez que o equipamento não adequado de sua propriedade colocado em operação atrai a sua responsabilidade em relação a ocorrência do acidente. Inclusive esse entendimento foi manifesto em decisão recente do Tribunal Superior do Trabalho em processo julgado com estas características.

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias Lei não prevê prazo para comunicação da gravidez ao empregador
29 de Agosto de 2016

Lei não prevê prazo para comunicação da gravidez ao empregador

Uma trabalhadora ajuizou reclamação trabalhista, alegando que se encontrava grávida quando foi dispensada da empresa de limpeza e conservação onde...

Leia mais
Notícias Fábrica de alimentos é condenada por exigir certidão de antecedentes criminais para contratar auxiliar
21 de Janeiro de 2021

Fábrica de alimentos é condenada por exigir certidão de antecedentes criminais para contratar auxiliar

A função de auxiliar na produção de alimentos é incompatível com esse tipo de comprovação. A Sétima Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou...

Leia mais
Notícias RFB PUBLICA INSTRUÇÃO NORMATIVA 1.867/2019, ALTERANDO A IN 971/2009
22 de Fevereiro de 2019

RFB PUBLICA INSTRUÇÃO NORMATIVA 1.867/2019, ALTERANDO A IN 971/2009

A RFB publicou no dia 28/01/2019, no Diário Oficial da União (DOU) atualização de diversas normas gerais de tributação, até então previstas na IN...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682