Antecipação integral do 13º salário

Notícias • 19 de Outubro de 2018

Antecipação integral do 13º salário

A gratificação natalina, também conhecido como 13º salário, é um direito devido aos trabalhadores empregados rurais e urbanos, bem como aos domésticos. A gratificação, que é instituída pelas leis 4.090/62 e 4.749/65, deve ser paga aos empregados, independentemente do valor que recebam de remuneração, em duas parcelas. A 1ª parcela deve ser paga entre fevereiro e novembro do ano corrente. Já a 2ª parcela deverá ser paga até o dia 20 de dezembro do ano corrente.

Como regra, o 13º salário corresponde a 1/12 (um doze avo) da remuneração do mês de dezembro, para cada mês de trabalho do ano correspondente, computada para tal fim a fração igual ou superior a 15 (quinze) dias de trabalho, que é considerada como mês integral.

Dessa forma, o Decreto nº 57.155, em seu Art. 3º, prevê que entre fevereiro e novembro a empresa pagará, em forma de adiantamento do 13º, de uma só vez, metade do salário recebido pelo empregado no mês anterior.

Salienta-se que a lei previu que o prazo da primeira parcela do 13º salário do pagamento deve ser entre fevereiro e novembro de cada ano, deixando explícito que, se a empresa realizar o pagamento no mês de dezembro ou janeiro, estará descumprindo a lei e sujeita à fiscalização pela autoridade competente do ministério do trabalho.

Todavia, um questionamento que é recorrente entre os empregadores é a possibilidade de adiantamento integral do valor correspondente ao 13º salário. Vale dizer, para que não haja uma sobrecarga de pagamento no mês de dezembro, a empresa faz o pagamento integral de forma antecipada.

Nesse sentido, não existe impedimento na legislação para que a empresa pague de forma antecipada o valor integral do 13º salário, desde que o pagamento respeite o prazo para pagamento da primeira parcela, e ocorra até 30 de novembro do ano corrente.

Uma vez que a gratificação deve ser calculada pelo salário de dezembro, caso o empregador verifique que houve diferença entre o salário de dezembro e a base de cálculo para pagamento antecipado, deverá complementar o valor até o dia 20 de dezembro.

Em relação ao recolhimento da contribuição previdenciária relativa ao 13º salário, tem-se pela legislação que essa deve ser recolhida no dia 20 de dezembro de cada ano, independentemente de quando seja feito o pagamento, visto que a legislação não previu outra hipótese de prazo para recolhimento da contribuição.

Por outro lado, o depósito a título de FGTS deverá ser recolhido até o dia 07 do mês subseqüente ao pagamento integral, visto que é regido pelo regime de competência.

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias Tratamento ríspido não justifica compensação por dano moral, entende 1ª Turma
23 de Janeiro de 2024

Tratamento ríspido não justifica compensação por dano moral, entende 1ª Turma

A Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) entendeu que o tratamento grosseiro e ríspido de um fiscal...

Leia mais
Notícias Empresa é condenada por demora para realocar trabalhadora com gravidez de risco
17 de Novembro de 2025

Empresa é condenada por demora para realocar trabalhadora com gravidez de risco

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (BA) manteve a condenação de uma empresa a indenizar uma auxiliar...

Leia mais
Notícias Substituição definitiva – Assumir cargo não dá direito ao mesmo salário de antigo funcionário
20 de Agosto de 2019

Substituição definitiva – Assumir cargo não dá direito ao mesmo salário de antigo funcionário

O empregado que ocupa cargo vago em definitivo não tem direito a salário igual ao do antecessor. O entendimento, pacificado pelo Tribunal Superior...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682