Antecipação integral do 13º salário

Notícias • 19 de Outubro de 2018

Antecipação integral do 13º salário

A gratificação natalina, também conhecido como 13º salário, é um direito devido aos trabalhadores empregados rurais e urbanos, bem como aos domésticos. A gratificação, que é instituída pelas leis 4.090/62 e 4.749/65, deve ser paga aos empregados, independentemente do valor que recebam de remuneração, em duas parcelas. A 1ª parcela deve ser paga entre fevereiro e novembro do ano corrente. Já a 2ª parcela deverá ser paga até o dia 20 de dezembro do ano corrente.

Como regra, o 13º salário corresponde a 1/12 (um doze avo) da remuneração do mês de dezembro, para cada mês de trabalho do ano correspondente, computada para tal fim a fração igual ou superior a 15 (quinze) dias de trabalho, que é considerada como mês integral.

Dessa forma, o Decreto nº 57.155, em seu Art. 3º, prevê que entre fevereiro e novembro a empresa pagará, em forma de adiantamento do 13º, de uma só vez, metade do salário recebido pelo empregado no mês anterior.

Salienta-se que a lei previu que o prazo da primeira parcela do 13º salário do pagamento deve ser entre fevereiro e novembro de cada ano, deixando explícito que, se a empresa realizar o pagamento no mês de dezembro ou janeiro, estará descumprindo a lei e sujeita à fiscalização pela autoridade competente do ministério do trabalho.

Todavia, um questionamento que é recorrente entre os empregadores é a possibilidade de adiantamento integral do valor correspondente ao 13º salário. Vale dizer, para que não haja uma sobrecarga de pagamento no mês de dezembro, a empresa faz o pagamento integral de forma antecipada.

Nesse sentido, não existe impedimento na legislação para que a empresa pague de forma antecipada o valor integral do 13º salário, desde que o pagamento respeite o prazo para pagamento da primeira parcela, e ocorra até 30 de novembro do ano corrente.

Uma vez que a gratificação deve ser calculada pelo salário de dezembro, caso o empregador verifique que houve diferença entre o salário de dezembro e a base de cálculo para pagamento antecipado, deverá complementar o valor até o dia 20 de dezembro.

Em relação ao recolhimento da contribuição previdenciária relativa ao 13º salário, tem-se pela legislação que essa deve ser recolhida no dia 20 de dezembro de cada ano, independentemente de quando seja feito o pagamento, visto que a legislação não previu outra hipótese de prazo para recolhimento da contribuição.

Por outro lado, o depósito a título de FGTS deverá ser recolhido até o dia 07 do mês subseqüente ao pagamento integral, visto que é regido pelo regime de competência.

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias O prazo da licença paternidade será definido pelo Supremo Tribunal Federal - Congresso Nacional não se manifestou
14 de Julho de 2025

O prazo da licença paternidade será definido pelo Supremo Tribunal Federal - Congresso Nacional não se manifestou

O Supremo Tribunal Federal – STF, em julgamento realizado em 14 de dezembro de 2023, determinou que o Congresso Nacional dispusesse de...

Leia mais
Notícias STF analisará em junho ações contra trabalho intermitente
25 de Janeiro de 2019

STF analisará em junho ações contra trabalho intermitente

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 12 de junho o julgamento de um dos pontos mais polêmicos da nova lei da reforma trabalhista: o...

Leia mais
Notícias Prescrição  TST define que Justiça do Trabalho não pode declarar prescrição por iniciativa própria
29 de Setembro de 2026

Prescrição TST define que Justiça do Trabalho não pode declarar prescrição por iniciativa própria

Exceção diz respeito à prescrição intercorrente, porque há previsão nesse sentido na CLT. O...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682