Atestado referente a cirurgia estética – procedimento da empresa

Notícias • 26 de Abril de 2016

Atestado referente a cirurgia estética – procedimento da empresa

Essa matéria tem sempre gerado dúvidas nas empresas. A obrigação ou não de a empresa pagar o salário dos dias em que uma empregada faltou ao serviço em razão de fazer cirurgia estética.

A CLT, em seu artigo 473, disciplina as situações em que o empregado pode deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário. Não há, pois, qualquer disposição a respeito de falta ao trabalho por motivo de cirurgia estética.

A Lei 8.213/91, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social, estabelece, no parágrafo terceiro do art. 60, a obrigatoriedade de o empregador pagar salário dos primeiros quinze dias consecutivos de afastamento da atividade por motivo de doença:

“Art. 60. O auxílio-doença será devido ao segurado empregado a contar do décimo sexto dia do afastamento da atividade, e, no caso dos demais segurados, a contar da data do início da incapacidade e enquanto ele permanecer incapaz.

…..

§ 3º Durante os primeiros quinze dias consecutivos ao do afastamento da atividade por motivo de doença, incumbirá à empresa pagar ao segurado empregado o seu salário integral.

Constata-se, assim, que a lei só obriga o empregador a pagar salário em caso de doença (cirurgia estética não é doença) que impossibilita o empregado de trabalhar.

Na mesma linha de raciocínio, preceitua a Súmula nº 15 do Tribunal Superior do Trabalho:

“A justificação da ausência do empregado motivada por doença, para a percepção do salário-enfermidade e da remuneração do repouso semanal, deve observar a ordem preferencial dos atestados médicos estabelecida em lei”

Dessa forma, conclui-se da legislação trabalhista e previdenciária, que o empregador só é obrigado a pagar salário se o afastamento do trabalho decorrer de doença ou acidente (acidente do trabalho ou acidente de qualquer natureza), não se incluindo a cirurgia estética com o único objetivo de embelezamento.

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias IR – Pessoa Física
13 de Novembro de 2020

IR – Pessoa Física

Ajuda compensatória para empregado com contrato suspenso não sofre incidência do IR A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu...

Leia mais
Notícias Simples Nacional – Alterado rol de atividades permitidas ao MEI
18 de Dezembro de 2018

Simples Nacional – Alterado rol de atividades permitidas ao MEI

A Resolução 143 CGSN/2018, publicada na edição do Diário Oficial da União, desta sexta-feira, 14-12,  mediante alteração da Resolução 140 CGSN/2018,...

Leia mais
Notícias Senado aprova MP que estabelece novas regras para aposentadoria
08 de Outubro de 2015

Senado aprova MP que estabelece novas regras para aposentadoria

Os senadores aprovaram nesta quarta-feira (7) a Medida Provisória (MP 676/2015) que altera a fórmula para aposentadorias em alternativa ao fator...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682