Dano Causado pelo empregado

Notícias • 14 de Março de 2024

Dano Causado pelo empregado

Em caso de dano causado pelo empregado, o desconto será lícito, desde que essa possibilidade tenha sido ajustada no contrato de trabalho ou na ocorrência de dolo do empregado.
 Assim, se o empregado acidentalmente danifica uma máquina, e não há previsão no seu contrato de trabalho que os danos poderão ser descontados, a empresa deverá arcar com o prejuízo, não podendo efetuar o desconto, salvo se o empregado autorizar o desconto expressamente, em documento escrito. Do contrário, se houver previsão, o empregador poderá descontar o valor correspondente ao conserto ou de uma nova máquina.
 Já na hipótese de ter havido a intenção de o empregado em destruir a máquina (dolo), ou até mesmo de não evitar a destruição, tendo consciência de que poderia fazê-lo, o desconto poderá ser realizado pelo empregador, não precisando estar previsto em contrato.
Contudo, orientamos que o empregador combine com o empregado a forma como este valor será descontado dele, e, dependendo do valor, que este seja parcelado.
 Ressaltamos que, principalmente em caso de reclamatório trabalhista, a empresa deve estar apta a comprovar que o empregado, ao causar o prejuízo, agiu com culpa ou com dolo. A culpa é composta pelos fatores de imperícia, imprudência ou negligência, e o dolo é a vontade de agir, a ação realizada com intenção de causar prejuízo.

(Decreto-Lei 2.848-40 - Código Penal - Art. 18; CLT - Art. 462, § 1º)

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832
 

Veja mais publicações

Notícias Mudar cargo de funcionário que sofreu acidente de trabalho não gera dano moral
11 de Outubro de 2018

Mudar cargo de funcionário que sofreu acidente de trabalho não gera dano moral

Não gera dano moral o fato de uma empresa ter mudado a função de um funcionário que retornou ao trabalho após acidente. Com esse entendimento, a 1ª...

Leia mais
Notícias Suspensa decisão da Justiça trabalhista que penhorou créditos de empresa em recuperação
23 de Janeiro de 2017

Suspensa decisão da Justiça trabalhista que penhorou créditos de empresa em recuperação

A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz, deferiu liminar para suspender a penhora de crédito determinada pela Vara...

Leia mais
Notícias Reforma Trabalhista: Quarentena para contratação de ex-funcionários como intermitentes
20 de Novembro de 2017

Reforma Trabalhista: Quarentena para contratação de ex-funcionários como intermitentes

Medida provisória determina que um funcionário demitido só poderá ser recontratado pela empresa no modelo intermitente após um prazo de 18 meses Uma...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682