Desconto por “Quebra de Caixa” é considerado legal

Notícias • 17 de Janeiro de 2017

Desconto por “Quebra de Caixa” é considerado legal

 A 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) negou provimento ao pedido de indenização por danos morais de uma ex-funcionária da C & C Casa e Construção que alegava sofrer descontos mensais em seu salário por supostos desfalques no caixa. A decisão seguiu, por unanimidade, o voto do relator do acórdão, desembargador Antônio Carlos de Azevedo Rodrigues.

A trabalhadora argumentou que as parcelas antecipadas pela empresa a título de “quebra de caixa” foram inferiores ao valor descontado da indenização recebida ao final do contrato, e que desconhecia essa espécie de “adiantamento”.

No entendimento do colegiado, o desconto salarial decorrente de diferenças verificadas no caixa não é ilegal, visto que este instrumento se destina justamente a ressarcir diferenças detectadas no seu fechamento. Também não houve alegação no sentido de que a verificação não tenha sido feita na presença do empregado.

A Convenção Coletiva trazida aos autos previa expressamente o pagamento dessa parcela denominada “quebra de caixa”, no valor de R$ 32, deduzindo-se descabida a alegação da funcionária de que desconhecia esse instituto.

Diante disso, a 9ª Turma concluiu que o desconto salarial não se configurou ilegal, visto que o adicional recebido tem objetivo justamente de ressarcir eventuais diferenças detectadas no “caixa”, tornado lícito o desconto no salário da obreira. A decisão ratificou a sentença proferida pela juíza Leticia Cavalcanti da Silva, da 79ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro.

Nas decisões proferidas pela Justiça do Trabalho, são admissíveis os recursos enumerados no art. 893 da CLT.

Acesse aqui o acórdão na íntegra.

Fonte: TRT-1

Veja mais publicações

Notícias Encarregada de restaurante consegue rescisão indireta por irregularidades trabalhistas
13 de Dezembro de 2023

Encarregada de restaurante consegue rescisão indireta por irregularidades trabalhistas

O pagamento incorreto de horas extras e a supressão de intervalos foram considerados falta grave do empregador 12/12/2023 - A Oitava Turma...

Leia mais
Notícias Empregado dispensado por se recusar a prestar horas extras será indenizado
27 de Setembro de 2024

Empregado dispensado por se recusar a prestar horas extras será indenizado

A Justiça do Trabalho condenou uma empresa do ramo de horticultura, situada em Andradas-MG, a pagar indenização por danos...

Leia mais
Notícias Publicada medida provisória que amplia a isenção do imposto de renda para quem recebe até dois salários mínimos
07 de Fevereiro de 2024

Publicada medida provisória que amplia a isenção do imposto de renda para quem recebe até dois salários mínimos

A edição extra do Diário Oficial da União do dia 06 de fevereiro de 2024, conteve em sua publicação a...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682