FERIADO EM SÁBADO E SISTEMA DE COMPENSAÇÃO DE HORAS

Notícias • 23 de Agosto de 2019

FERIADO EM SÁBADO E SISTEMA DE COMPENSAÇÃO DE HORAS

Temos um feriado no dia 07.09 que recai no sábado. Portanto, é importante esclarecer às empresas como proceder com relação a compensação das horas do sábado, que é feriado. durante a semana.

O artigo 59, parágrafo 2º, da CLT, dispõe que através de acordo ou convenção coletiva de trabalho, o excesso de horas em um dia pode ser compensado pela correspondente diminuição em outro dia. Com base neste dispositivo as empresas em geral costumam compensar o sábado mediante o acréscimo de horas durante a semana que o antecede.

Dispõe o artigo 7º, XIII,da Constituição Federal de 1988:

“Artigo 7º da CF/88: ….
…..
XIII – duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.”

Assim, considerando que a jornada legal diária é de oito horas, restam quatro horas para o sábado que de regra são compensadas  mediante o acréscimo de 0.48 min. de segunda a sexta-feira.

Recaindo o feriado em sábado não há motivo para acrescer 0.48 durante a semana, ou seja, a  compensação das quatro horas não deve ser realizada , devendo  serem  reduzidas essas horas durante a semana (quatro horas). Caso a empresa mantenha a compensação deverá pagar estas quatro horas como extra, com adicional de 50%.
Pode a Convenção Coletiva de Trabalho estabelecer regra diferente ao exposto acima, devendo assim ser observada pela empresa a cláusula convencionada.

Cesar Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias TST aplica súmula sobre dispensa discriminatória a caso de executivo com câncer
09 de Abril de 2019

TST aplica súmula sobre dispensa discriminatória a caso de executivo com câncer

Por maioria, a SDI-1 entendeu que os motivos econômicos apresentados pela empresa não se sobrepõem a outros valores. A Subseção I Especializada em...

Leia mais
Notícias Motorista não consegue reconhecimento de periculosidade por acompanhar abastecimento de ônibus
19 de Março de 2021

Motorista não consegue reconhecimento de periculosidade por acompanhar abastecimento de ônibus

A situação não caracteriza contato direto com inflamáveis em condições de risco acentuado. A Sétima Turma do Tribunal Superior do Trabalho...

Leia mais
Notícias Pernoite em caminhão não é considerado tempo à disposição do empregador
01 de Fevereiro de 2019

Pernoite em caminhão não é considerado tempo à disposição do empregador

Para a 2ª Turma, as funções de vigiar e descansar são incompatíveis. A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho julgou improcedente o pedido...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682