Indenizações decorrentes de acidente de trabalho – Seguro de vida e acidentes pessoais – Compensação

Notícias • 19 de Fevereiro de 2016

Indenizações decorrentes de acidente de trabalho – Seguro de vida e acidentes pessoais – Compensação

Muitos empregadores mantém seguro de vida e acidentes pessoais (inclusive por morte e invalidez decorrentes de acidente de trabalho) em favor de seus funcionários. A expectativa desses empregadores na verdade é de que em caso de ações judiciais poderiam compensar os valores pagos aos empregados beneficiários do seguro, com eventual indenização a que fossem condenados.

No entanto, a Justiça do Trabalho tem se posicionado de forma contrária a compensação, por entender que se trata de verbas de natureza jurídicas distintas, como se observa da decisão a seguir:

COMPENSAÇÃO – SEGURO DE VIDA – INDENIZAÇÕES – DANO MORAL E MATERIAL – ACIDENTE DE TRABALHO Esta Colenda Corte, por meio da Subseção I Especializada em Dissídios Individuais, manifestou seu posicionamento no sentido de que, diante da diversidade entre as naturezas jurídicas das verbas em questão (seguro de vida e indenizações por danos morais e materiais, decorrentes de acidente de trabalho que vitimou fatalmente o trabalhador), revela-se inviável a compensação ou o abatimento entre os valores. Precedentes. (-) ( RR – 1535-82.2012.5.09.0093 , Relator Desembargador Convocado: João Pedro Silvestrin, Data de Julgamento: 22/04/2015, 8ª Turma, Data de Publicação: DEJT 24/04/2015)

Face ao entendimento do Tribunal Superior do Trabalho, acima transcrito, entendemos que o Seguro, quando visar garantir o empregador por condenação referente a acidentes de trabalho e ou doenças equiparadas, inclusive nas hipóteses de concausa, através de ação judicial, deve: 1) Ser específico para este fim e constar o empregador como beneficiário 2) conter previsão de pagamento independente da culpa do empregador (subjetiva ou objetiva) no evento 3) previsão de pagamento mediante o recebimento pelo empregador da citação para pagamento em execução de sentença, ou mediante reembolso, a critério do beneficiário(empregador).

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

 

Veja mais publicações

Notícias Empresas são condenadas em R$ 10 mi por descaso com o meio ambiente do trabalho
15 de Outubro de 2024

Empresas são condenadas em R$ 10 mi por descaso com o meio ambiente do trabalho

MPT ingressou com ação trabalhista após a morte de trabalhador que dirigia caminhão com excesso de...

Leia mais
Notícias Simples Nacional
12 de Março de 2020

Simples Nacional

Optante pelo Simples Nacional tem até 20-3 para recolher os tributos relativos ao mês de fevereiro As microempresas e empresas de pequeno porte que...

Leia mais
Notícias JURISPRUDÊNCIA
14 de Novembro de 2023

JURISPRUDÊNCIA

DOENÇA OCUPACIONAL - INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS E DANOS MATERIAIS - PROVA PERICIAL - NEXO DE CONCAUSALIDADE - Constatado em...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682