Instrução Normativa altera prazo para cumprimento de exigências da NR-12

Notícias • 31 de Janeiro de 2017

Instrução Normativa altera prazo para cumprimento de exigências da NR-12

Foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 12 de janeiro de 2017, Instrução Normativa que instaura procedimento especial para a fiscalização de condições no trabalho em máquinas e equipamentos, conforme as regras da Norma Regulamentadora 12 (NR-12).

A NR12, instituída em 2010 e até hoje muito criticada pelas empresas, definiu medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores que lidam com máquinas e equipamentos. Porém, segundo seus críticos, muitas exigências são exageradas e a adequação às regras traz custos elevados para os industriais.

Conforme o ato normativo publicado, a partir de agora a fiscalização fixará prazo de até 12 meses para correção das irregularidades constatadas durante a inspeção, podendo ser definidos prazos diferentes de acordo com as exigências.

Além disso, a norma também prevê que o empregador que comprove inviabilidade técnica ou financeira para atender os prazos poderá apresentar plano de trabalho com cronograma de adequação escalonada. Tal plano poderá, inclusive, ultrapassar o prazo de um ano, desde que aprovado pela equipe que emitiu a notificação e pela chefia imediata dos fiscais.

Ressaltamos que o plano de trabalho, juntamente com o cronograma de implementação e a justificativa devem ser protocolados pelo empregador no prazo de até 30 dias do recebimento da notificação pelo Auditor Fiscal do Trabalho ou em outro prazo superior a ser ajustado junto ao AFT.

César Romeu Nazario
Advogado
OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias Dispensado duas vezes por causa da idade, motorista é indenizado por discriminação
04 de Novembro de 2024

Dispensado duas vezes por causa da idade, motorista é indenizado por discriminação

Um motorista de 70 anos, ex-empregado da Companhia Matogrossense de Mineração (Metamat), conquistou na Justiça do Trabalho o...

Leia mais
Notícias Almoxarife que dirigia máquina em alta velocidade no depósito da empresa não deve ser indenizado após acidente
25 de Fevereiro de 2025

Almoxarife que dirigia máquina em alta velocidade no depósito da empresa não deve ser indenizado após acidente

Um almoxarife que dirigia em alta velocidade dentro de um depósito de medicamentos não deverá ser indenizado pelo acidente de...

Leia mais
Notícias Justiça aceita demissões da rede Fogo de Chão na pandemia
24 de Novembro de 2020

Justiça aceita demissões da rede Fogo de Chão na pandemia

Publicado em 24 de novembro de 2020 Essa é a primeira sentença nas três ações civis públicas movidas pelo MPT contra a empresa. A Justiça do...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682