Os documentos obrigatórios para empregadores que mantém o registro de controle de ponto através do sistema REP-C

Notícias • 28 de Outubro de 2024

Os documentos obrigatórios para empregadores que mantém o registro de controle de ponto através do sistema REP-C

No cotidiano das relações inerentes ao contrato de trabalho uma das circunstâncias é o acompanhamento da jornada de trabalho do empregado, conforme dispõe o artigo 74 da Consolidação das Leis do trabalho, que em seu parágrafo segundo estipula que o estabelecimento com mais de vinte empregados está obrigado a manter a anotação do registro de ponto. Para tanto, a ferramenta mais comum é o relógio de ponto ou REP-C.

O REP-C é um sistema eletrônico para o registro de ponto criado para reduzir fraudes comuns aos sistemas manuais e mecânicos, e assegurar mais amparo aos empregadores e empregados. REP-C é sigla para o Registrador Eletrônico de Ponto Convencional, trata-se da nova classificação do relógio de ponto tradicional, que via de regra está instalado nos acessos ao local de trabalho, atribuída a partir da Portaria 671/2021 do MTP, regulamentando a utilização de ferramentas eletrônicas de controle de ponto.

Com fundamento no referido dispositivo, especificamente em seu artigo 76, é possível depreender o REP-C da seguinte forma:

[…] equipamento de automação monolítico, identificado pelo seu número de fabricação e cujo modelo possui certificado de conformidade especificado no art. 90, utilizado exclusivamente para o registro de jornada de trabalho e com capacidade para emitir documentos decorrentes da relação do trabalho e realizar controles de natureza fiscal trabalhista, referentes à entrada e à saída de empregados nos locais de trabalho”.

Em linhas gerais, um REP é um equipamento eletrônico que serve para a realização da marcação do ponto e emissão de um comprovante de registro. No caso do REP-C, que é um modelo tradicional, o comprovante de registro é por via impressa. Sendo assim, as marcações não são manipuláveis pois a sua memória é inviolável e o equipamento deve ser obrigatoriamente certificado de que está em conformidade com os requisitos publicados pelo INMETRO.

Dessa forma, pode se dizer que o REP-C se converte em uma ferramenta utilizada pelo empregador para que ele mantenha o controle das jornadas de trabalho de seus empregados, com maior segurança e confiabilidade diante dos requisitos técnicos dos equipamentos. Salienta-se que o empregador deve manter em seus arquivos o Atestado Técnico e Termo de Responsabilidade fornecido pelo fabricante ou desenvolvedor do sistema de registro de ponto e do programa de tratamento de registro de ponto e do Certificado de Conformidade para eventual apresentação para a auditoria fiscal do trabalho nos termos dos artigos 89 e 90 da Portaria 671/2020.

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias Tribunal Superior do Trabalho consolida 40 novas teses vinculantes a sua jurisprudência
04 de Julho de 2025

Tribunal Superior do Trabalho consolida 40 novas teses vinculantes a sua jurisprudência

O Pleno do Tribunal Superior do Trabalho, em sessão realizada através do plenário virtual, entre 16 e 27 de junho do corrente...

Leia mais
Notícias TERCEIRIZAÇÃO NA JUSTIÇA DO TRABALHO
24 de Junho de 2019

TERCEIRIZAÇÃO NA JUSTIÇA DO TRABALHO

Até pouco tempo atrás era objeto de discussão no direito do trabalho a ilicitude da terceirização de serviços que fossem exclusivamente atividade...

Leia mais
Notícias Supermercado consegue excluir condenação por revista de bolsas e sacolas sem contato físico
06 de Janeiro de 2020

Supermercado consegue excluir condenação por revista de bolsas e sacolas sem contato físico

A revista feita de modo impessoal não caracteriza dano moral. 17/12/19 – A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho excluiu da...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682