PRORROGAÇÃO DA VIGÊNCIA DA MEDIDA PROVISÓRIA 936/2020.

Notícias • 29 de Maio de 2020

PRORROGAÇÃO DA VIGÊNCIA DA MEDIDA PROVISÓRIA 936/2020.

A tramitação de uma Lei Ordinária difere da discussão de uma Medida Provisória, o Projeto de Lei com origem no executivo é enviado para análise do Legislativo, passando pela sanção legislativa primeiramente para após ser sancionada pelo Presidente da República e publicada para então ter sua vigência no ordenamento Jurídico.

Ao contrário, a Medida Provisória editada passa a ter força de lei a partir da publicação e encaminhamento ao Legislativo para a sua discussão e tramitação e posterior aprovação, alteração ou caducidade, caso não seja votada no prazo de 60 (sessenta) dias renováveis por igual período.

O Diário Oficial da União apresentou em sua edição desta quinta-feira, 28, a publicação do ato nº 44, que prorroga a vigência da MP 936, que institui o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, por mais sessenta dias.

Essa prorrogação se refere à Medida Provisória como instrumento normativo, e não quanto aos prazos contidos em seus dispositivos que seguem inalterados, quais sejam, 60 (sessenta) dias para a suspensão do contrato de trabalho e 90 (noventa) dias para a redução proporcional de jornada e salário.

A MP 936 possibilita a pactuação entre empregador e empregado da redução proporcional da jornada e dos salários, além da suspensão temporária do contrato de trabalho. Previamente, anterior a publicação do ato nº 44 a medida teria validade até o fim do mês de maio. Com a prorrogação, fica válida até o mês de julho.

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias TRT15 – Empresa é condenada a indenizar trabalhador ofendido com palavrões pelo superior hierárquico
31 de Agosto de 2016

TRT15 – Empresa é condenada a indenizar trabalhador ofendido com palavrões pelo superior hierárquico

A 1ª Câmara do TRT-15 deu parcial provimento ao recurso de uma empresa de pequeno porte, do ramo metalúrgico, e reduziu de R$ 50.081,50 (o...

Leia mais
Notícias Acordos celebrados na Justiça Comum quitam parcelas de ação trabalhista no mesmo período
22 de Maio de 2019

Acordos celebrados na Justiça Comum quitam parcelas de ação trabalhista no mesmo período

A sentença homologatória no juízo cível forma coisa julgada na esfera trabalhista. A Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho extinguiu...

Leia mais
Notícias Justa causa – Prisão do empregado
24 de Julho de 2017

Justa causa – Prisão do empregado

Em caso de prisão do empregado, para que a dispensa seja motivada (por justa causa) é necessário que tenha havido trânsito em julgado da ação penal...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682