Resolução do COFEN atualiza o regime de sobreaviso para profissionais de enfermagem

Notícias • 14 de Março de 2025

Resolução do COFEN atualiza o regime de sobreaviso para profissionais de enfermagem

A edição do Diário Oficial da União do dia 12 de março de 2025, conteve em sua publicação a Resolução COFEN n° 776, do Conselho Federal de Enfermagem que “Dispõe sobre a atualização da regulamentação do regime de sobreaviso para profissionais de enfermagem”

A definição de disponibilidade em sobreaviso na enfermagem consiste na atividade do profissional que permanece à disposição da instituição de saúde, em regime de plantão ou similar, em período previamente estabelecido, podendo ser requisitado nos serviços especializados e nos casos emergenciais de necessidade de pessoal, para cobertura de faltas imprevistas na escala de serviço, por qualquer mecanismo ágil de comunicação, para realização de atendimento presencial, desde que solicitado em tempo hábil.

É vedado ao profissional de enfermagem trabalhar em regime de sobreaviso, exceto no caso específico dos serviços especializados, em que há necessidade do Enfermeiro Especialista ou de notório saber, a escala de sobreaviso é definida como um instrumento de gestão do trabalho, que se converte na disponibilidade transitória deste profissional para a convocação, quando necessário, a executar atividade(s) de sua competência ou habilidades específicas, sendo proibida a realização em período superior a 24 horas contínuas.

Em hipóteses excepcionais, onde seja imprescindível a participação de técnicos e auxiliares de enfermagem no regime de sobreaviso, a atuação destes deve estar sempre sob orientação e supervisão de um enfermeiro.

O estabelecimento de saúde se compromete na contraprestação pecuniária do profissional de enfermagem em regime de sobreaviso, em conformidade com a legislação vigente, considerando o ônus adicional de permanecer à disposição fora do local de trabalho.

A escala de sobreaviso deve ser elaborada e assinada previamente pelo superior hierárquico do serviço de enfermagem, com o consentimento dos profissionais envolvidos, devendo especificar o horário, local de trabalho e a quantidade de profissionais.

Incumbe ao profissional de enfermagem dos estabelecimentos de saúde a faculdade de decidir sobre sua participação na escala de disponibilidade em sobreaviso.

Abaixo o link de acesso ao inteiro teor do instrumento normativo publicado:

https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cofen-n-776-de-10-de-marco-de-2025-617016830

César Romeu Nazario 

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias Adicional de periculosidade – Exposição a inflamáveis – Tempo de exposição
22 de Fevereiro de 2016

Adicional de periculosidade – Exposição a inflamáveis – Tempo de exposição

Diante da decisão abaixo, basta pequena quantidade de inflamáveis expostos no local de trabalho para a caracterização da periculosidade. Por essa...

Leia mais
Notícias A ocorrência de nexo causal ou concausal para o agravamento de doença degenerativa
29 de Janeiro de 2026

A ocorrência de nexo causal ou concausal para o agravamento de doença degenerativa

Questão recorrente nas reclamações trabalhistas, que tem por objeto o reconhecimento de doença ocupacional, onde...

Leia mais
Notícias TRT reduz cota para pessoas com deficiência de empresa portuária
06 de Setembro de 2021

TRT reduz cota para pessoas com deficiência de empresa portuária

Desembargadores autorizam cálculo apenas sobre funções administrativas O setor portuário obteve um importante precedente do Tribunal Regional do...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682