STF anula decisão cujo objeto de controvérsia era a atribuição do valor da causa como mera estimativa

Notícias • 04 de Julho de 2025

STF anula decisão cujo objeto de controvérsia era a atribuição do valor da causa como mera estimativa

Recentemente o Supremo Tribunal Federal (decisão monocrática) anulou um acórdão proferido pelo Tribunal Superior do Trabalho que detinha como objeto de controvérsia a indicação na peça inicial da reclamação trabalhista dos valores como mera estimativa, sem limitar o valor da condenação. Submetida a análise do Supremo Tribunal Federal, através de decisão monocrática na Reclamação Constitucional (Rcl) nº 79.034, a Corte anulou um acórdão do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

A fundamentação para a cassação da decisão proferida pela 5ª Turma do TST reside na violação da Súmula Vinculante 10, ao afastar o art. 840, § 1º, da Consolidação das Leis do Trabalho, com redação atribuída pela Lei 13.467/2017, popularmente denominada como reforma trabalhista, assentado em princípios constitucionais sem declarar expressamente a inconstitucionalidade nem submeter o tema ao Plenário do TST, desrespeitando a cláusula de reserva de plenário estabelecida no artigo 97 da Constituição Federal.

No mesmo sentido, o Supremo Tribunal Federal salientou que a interpretação empreendida pelo TST, que  detinha como objeto a atribuição de valores da causa de maneira meramente estimativa, contradisse a redação normativa do dispositivo atribuída pela reforma trabalhista que impõe maior exatidão e correção nos pedidos desde a petição inicial.

Cumpre destacar por derradeiro que a Corte não se debruçou sobre a análise do dispositivo propriamente dito, mas ao fato de a decisão ter sido proferida de maneira monocrática pelo Tribunal Superior do Trabalho, sem submeter o Agravo Interno à sua instância colegiada; conforme determina a Constituição Federal.

César Romeu Nazario 

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias A periculosidade das atividades com motocicleta
14 de Dezembro de 2018

A periculosidade das atividades com motocicleta

As atividades desempenhadas com a utilização de motocicleta, independentemente da função atribuída ao empregado, passaram a terem direito à...

Leia mais
Notícias Empregada gestante - desempenha atividade insalubre - realocação ou afastamento por licença maternidade?
04 de Julho de 2025

Empregada gestante - desempenha atividade insalubre - realocação ou afastamento por licença maternidade?

A condição de gestante da empregada proporciona impacto ao contrato de trabalho a partir da constatação da gravidez...

Leia mais
Notícias Empresa também responde por assédio cometido via celular corporativo, diz juiz
27 de Setembro de 2018

Empresa também responde por assédio cometido via celular corporativo, diz juiz

Se o celular utilizado para cometer assédio sexual for corporativo, a empresa tem responsabilidade objetiva sobre o caso. Com esse entendimento, o...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682