OS CUIDADOS ADEQUADOS NA DEFINIÇÃO DO ENQUADRAMENTO SINDICAL APLICÁVEL AO CONTRATO DE TRABALHO.

Notícias • 24 de Agosto de 2021

OS CUIDADOS ADEQUADOS NA DEFINIÇÃO DO ENQUADRAMENTO SINDICAL APLICÁVEL AO CONTRATO DE TRABALHO.

As entidades sindicais são instituições classistas legitimadas para a representação dos interesses coletivos dos trabalhadores e dos empregadores. A Constituição Federal faz previsão acerca da obrigatoriedade da participação dos sindicatos nas negociações coletivas, mais especificamente no Artigo 8º, VI, validando sua importância e essencialidade na composição da negociação dos interesses coletivos.

A legislação define as entidades classistas como associação para fins de estudo, defesa e coordenação de interesses econômicos ou profissionais de todos os que, como empregadores, empregados, agentes ou trabalhadores autônomos, ou profissionais liberais, exerçam, respectivamente, a mesma atividade ou profissão ou atividades ou profissões similares ou correlacionadas.

As entidades classistas que representam os interesses dos trabalhadores se organizam em sua maioria, por categoria e não por profissão. Explicita-se esta dinâmica diante da correlação que deve existir entre a categoria econômica (patronal) e a profissional (laboral), de forma que cada uma das partes integrantes do polo contratual esteja devidamente representada.

Da citada configuração e exercício surge a figura jurídica do enquadramento sindical, a qual é decorrente da adoção pelo nosso ordenamento jurídico da organização sindical por categorias econômicas e profissionais, como referido anteriormente, e do princípio da unicidade sindical.

A categoria econômica, que representa a coletividade dos empregadores (patronal) é definida em razão da atividade preponderante da empresa.

A categoria profissional, por seu turno, é definida em razão do trabalho do empregado em favor da empresa de determinada categoria econômica, exceto em se tratando de categoria profissional diferenciada, que é composta por empregados que exercem profissões ou desempenham funções diferenciadas por força de estatuto profissional especial, ou em consequência de condições de vida singulares, a exemplo do: Motorista Profissional; Vigilante Patrimonial; Advogado; Médico e etc..

Desta forma, via de regra o enquadramento sindical dos empregados é aquele vinculado ao sindicato correspondente à atividade preponderante da empresa, independentemente da profissão ou função exercida na mesma.

Dito isso, cumpre destacar que o enquadramento sindical por vezes não se constitui em tarefa simples e objetiva e, sendo assim, recomenda-se que o enquadramento seja alcançado através de consulta às federações, Fecomércio nos casos de comércio e serviços e Fiergs nas situações onde o empregador for indústria. As entidades federativas emitem através de seu setor do seu Conselho de Organização Sindical resolução indicando o correto enquadramento sindical da relação contratual de trabalho estabelecida, evitando assim equívocos e eventual constituição de passivo trabalhista em decorrência da aplicação de normas decorrentes de convenção coletiva estranha ao contrato firmado.

Por derradeiro, cumpre destacar a questão da territorialidade da aplicação das normas coletivas é o das representações das entidades sindicais convenentes. No entanto, deve-se observar que os limites geográficos da atuação sindical são as do local da prestação de serviços do empregado, tanto em relação à categoria econômica, quanto em relação à categoria profissional.

Sendo assim, é o local da prestação de serviços dos empregados que vai definir o âmbito da aplicação da convenção coletiva de trabalho em virtude do princípio da territorialidade, segundo o qual a representatividade de cada sindicato está limitada à sua respectiva base territorial.

Anésio Bohn

OAB/RS 116.475

Veja mais publicações

Notícias Justa causa. Configuração. Marcação indevida do cartão ponto de outro empregado.
16 de Dezembro de 2016

Justa causa. Configuração. Marcação indevida do cartão ponto de outro empregado.

Ato irregular que caracteriza a falta grave. Provas documental e testemunhal. Art. 482 da CLT. Ausência de ofensa à proporcionalidade, uma vez que a...

Leia mais
Notícias TÉRMINO DO CONTRATO DE EXPERIÊNCIA DE EMPREGADO AFASTADO POR ATESTADO MÉDICO
27 de Junho de 2022

TÉRMINO DO CONTRATO DE EXPERIÊNCIA DE EMPREGADO AFASTADO POR ATESTADO MÉDICO

Questionamento recorrente, praticamente diário, no cotidiano das relações de trabalho se refere ao atestado médico concedido no período final do...

Leia mais
Notícias Frigorífico é condenado a indenizar em R$ 500 mil família de trabalhador morto em acidente de trânsito
26 de Junho de 2023

Frigorífico é condenado a indenizar em R$ 500 mil família de trabalhador morto em acidente de trânsito

Juíza reconheceu responsabilidade objetiva da empresa por atividade de risco desempenhada pelo funcionário A Justiça do Trabalho de Minas Gerais...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682